sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Em reestreia no Twitter, presidente Dilma escorrega no português

Karina Yamamoto*
Do UOL, em São Paulo
Esta manhã de sexta-feira (27) foi agitada para Dilma (Rousseff, a presidente) e Dilma (Bolada, perfil humorístico da presidente).
Para marcar a reestreia da primeira (operfil oficial da presidente) no Twitter, a"outra" (desculpe-nos, diva Bolada, mas a original tem suas prerrogativas) conduziu uma entrevista com a presidente. Foi um evento que repercutiu na mídia. Aqui no UOL é assunto da Home, com a matéria "Dilma volta ao Twitter com entrevista a perfil fake e lança Instagram e Facebook".
A presidente escorregou no português ora se esquecendo de usar avírgula, ora se excedendo no emprego desse que é um dos sinais de pontuação mais difíceis de usar seguindo a "norma culta" (é assim que chamamos a aplicação estrita das regras ortográficas e gramaticais).
Mas caiu na rede... é peixe! E o UOL Educação puxou a lupa do bolso para apontar os erros (quem nunca?) e mostrar como a linguagem usada no dia a dia (coloquial) pode atrapalhar qualquer mortal na hora de juntar letrinhas. Um alerta: em caso de escrever redações de vestibular ou textos oficiais, nada de deslizes. O que vale é a cartilha das regras.
Veja os tuítes:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/27/em-reestreia-no-twitter-presidente-dilma-escorrega-no-portugues.htm

INEP lança cartilha com instruções para aplicação do SAEB

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou nesta sexta–feira, 27, em Salvador, a cartilha on-line com instruções para aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) este ano. Serão avaliados mais de 7,9 milhões de estudantes entre 11 e 21 de novembro próximo, em todas as unidades da Federação.
O documento, que será distribuído nas escolas, destaca os objetivos das aferições que compõem o sistema, além de apresentar dados e indicadores para compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes.
A cartilha foi lançada durante o encontro de alinhamento e capacitação dos coordenadores estaduais da avaliação, que se estende até domingo, 29, na capital baiana. Durante o encontro, que reúne cerca de 200 participantes, são abordados temas como a apresentação do Saeb, histórico e logística de aplicação das provas do sistema. "Estamos avaliando quase oito milhões de estudantes e, a partir dos resultados, poderemos dialogar com as redes na busca pela melhoria constante da qualidade do ensino brasileiro", destacou o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala que aferem itens como qualidade, equidade e eficiência da educação brasileira. A Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Prova Brasil, também conhecida como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), são realizadas a cada dois anos. Já a recém-criada Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) terá aplicação anual.
Na Aneb, são aplicadas provas de leitura e matemática e questionários a uma amostra de estudantes do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e particular.
Da Prova Brasil participam todas as escolas com pelo menos 20 estudantes matriculados em turmas do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas das zonas urbana e rural. Serão aplicadas provas de leitura, de matemática e questionários.
Ainda este ano, serão aplicadas, em caráter experimental, provas de ciências a estudantes do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio.
A ANA contará com provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no terceiro ano do ensino fundamental em escolas públicas das zonas urbana e rural que estejam organizadas no regime de nove anos. O exame será aplicado em todas as turmas regulares e em uma amostra de turmas multisseriadas.
Assessoria de Comunicação Social do Inep

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/cartilha-orienta-avaliacao-de-8-milhoes-de-estudantes?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Deputado apresenta indicação para regulamentação de recursos dos royalties para a educação

ALLINE MARQUES/Assessoria de Gabinete 

Mario Friedlander/ALMT
Dep. Alexandre César - PT
O deputado estadual Alexandre César (PT) apresentou indicação ao governador Silval Barbosa (PMDB) para que ele envie à Assembleia Legislativa projeto de lei referente as receitas estaduais relativas aos royalties decorrentes da exploração do petróleo e gás natural com a destinação dos percentuais de 75% para a Educação e 25% para a Saúde.

A indicação foi aprovada por unanimidade pelos deputados e a proposta já conta com o apoio do líder do governo, deputado Jota Barreto (PR), que durante audiência pública com setor da educação se comprometeu a procurar o governador para agilizar o encaminhamento da lei, que colocará Mato Grosso como estado prioritário para recebimento dos recursos.

O parlamentar ressaltou que a presidenta Dilma Roussef (PT) sancionou a Lei 12.858 que destina para as áreas de educação e saúde a participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural com o objetivo de implementar os avanços necessários para o desenvolvimento do Brasil.

Porém, a legislação destaca que as receitas serão distribuídas de forma prioritária aos estados e municípios que determinarem a aplicação da respectiva parcela de receitas de royalties e de participação especial com a mesma destinação exclusiva. Junto com a indicação, o deputado encaminhou ao governador a minuta da lei já sancionada pelo estado de Pernambuco que se antecipou ao Congresso Nacional. Além de outros cinco municípios que já saíram na frente com a criação de legislação específica.

De acordo com o petista, a expectativa é de que em até 15 anos, os rendimentos obtidos pela participação no resultado ou compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural, sejam suficientes para cumprir as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) e da saúde.

"Essa riqueza finita, proveniente de recursos naturais, deve ser transformada em algo perene, tornando irreversível a diminuição da desigualdade, a melhoria das condições de vida dos profissionais das áreas da educação e saúde, dando-lhes melhores condições de trabalho, salários dignos e consequente melhoria na qualidade do ensino e de atendimento aqueles que utilizam a educação e a saúde pública", defendeu.


http://www.al.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=277&cid=38609&parent=0

Aluna de Primavera do Leste obtém primeiro lugar no "Câmara Mirim"


A comissão julgadora do Câmara Mirim 2013 concluiu a análise dos 414 projetos de lei enviados por crianças de todo o Brasil. Os três vencedores são os estudantes Maila Gabriela Miranda dos Santos, Eduardo Presswell Sandoval e Ana Clara Paim Silva. Eles estarão em Brasília para defender seus projetos na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães no dia 22 de outubro.
Meio ambiente
Classificada em primeiro lugar, Maila Gabriela é aluna do 9º ano do Centro Integrado de Ensino Cremilda Oliveira Viana, escola pública da cidade mato-grossense de Primavera do Leste. Ela apresentou projeto relacionado ao meio ambiente.
Pela proposta, o governo federal deverá ser responsável pela arborização das casas do programa Minha Casa, Minha Vida. "Esse projeto de arborização visa melhorias na qualidade de vida dos futuros moradores, por contribuir para amenizar os efeitos das altas temperaturas, além de deixar o ambiente mais bonito e agradável", justificou Maila.
Cinema
Eduardo e Ana Clara obtiveram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os dois alunos mineiros, da cidade de Belo Horizonte, estudam no Colégio Bernoulli, o mesmo de Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira, vencedor do Câmara Mirim 2012.
Eduardo elaborou um projeto que obriga os cinemas de todo o País a dedicar uma tarde por mês à exibição de filmes para crianças carentes, previamente cadastradas. Uma parceria com o governo garantirá a distribuição de ingressos para a sessão, além do fornecimento de transporte e acompanhamento de servidores das secretarias de Educação.
Açúcar
Já o projeto de Ana Clara prevê que os produtores de alimentos passem a informar no rótulo a quantidade de açúcar existente nos produtos. Ana Clara argumentou, em sua justificativa, que "essa é uma tentativa de avisar para a população o quanto há de açúcar nos alimentos, para que ela perceba que alguns não devem ser ingeridos em grandes quantidades, sob risco de causarem problemas sérios de saúde."
Deputados mirins
O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo portal infantil Plenarinho que simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. No dia do evento, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados.
Da Redação - RCA

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/453199-PROGRAMA-CAMARA-MIRIM-DIVULGA-PROJETOS-SELECIONADOS-PARA-DEBATE-NO-PLENARIO.html

Senado aprova projeto que facilita reconhecimento de diploma estrangeiro

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou nesta quinta-feira (26) o projeto que prevê o reconhecimento automático, no Brasil, de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado ou doutorado expedidos por instituições de educação superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica. Para tanto, deverá ser divulgada pelo poder público, periodicamente, a lista de cursos a serem abrangidos.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o reconhecimento dos diplomas dos brasileiros que estudaram no exterior compete às universidades. Para o autor do projeto, senador Roberto Requião (PMDB-PR), os procedimentos adotados pelas diferentes instituições de ensino superior têm variado muito.
"São frequentes os relatos de processos excessivamente caros, pouco transparentes, demorados e arbitrários, que resultam, não raro, em prejuízo a estudantes de destaque e na negativa do reconhecimento ou revalidação de estudos realizados em cursos de universidades de excelência acadêmica internacionalmente reconhecida", argumenta Requião, na justificação do projeto.
Segundo Requião, o objetivo da proposta é agilizar e desburocratizar um sistema que penaliza aqueles que fazem cursos de ponta, em instituições de excelência comprovada. O senador citou o exemplo de Portugal, que admite o reconhecimento automático dos diplomas de pós-graduação brasileiros emitidos por cursos com nota 6 ou 7 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O relator na CRE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), defendeu a aprovação do projeto. "A revalidação dos diplomas é uma medida há muito aguardada por grande número de estudantes brasileiros que buscam diversificar sua formação profissional, acadêmica e cultural", observou.
Cristovam aceitou emenda do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) estabelecendo norma para que os documentos sejam submetidos à análise no âmbito administrativo, bem como prazo para a duração do processo de revalidação, de 90 dias úteis. A matéria vai à Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em decisão terminativa.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/26/senado-aprova-projeto-que-facilita-reconhecimento-de-diploma-estrangeiro.htm

Escolas públicas de Cuiabá não têm alvará de prevenção contra incêndio

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Cuiabá, 100% das 168 unidades de ensino da rede estadual e municipal da capital mato-grossense não possuem Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, ou seja, não possuem um sistema adequado com as normas de segurança. Entretanto, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que 10% dessas escolas possuem um projeto de segurança e que gradativamente todas deverão se adequar a lei estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico, aprovada em 2005. Os principais itens da norma são extintores, sistema de detecção e alarme de incêndio, sistema de comunicação de emergência e sinalização de segurança.
Em uma das escolas estaduais de Cuiabá, cujo prédio foi construído há 39 anos, e é ocupado atualmente por 2.100 alunos, os extintores, hidrantes e sinalizadores não estão instalados de forma adequada com a legislação. Também não há uma saída de emergência correta na escola, conforme os bombeiros. “O local de abertura é insuficiente para a quantidade de alunos e pessoas que ficam na edificação, o que pode comprometer um processo de evacuação”, pontou o coronel do Corpo de Bombeiros, Júlio Cesar Rodrigues, após visitar a unidade escolar.
leia mais:
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/escolas-publicas-de-cuiaba-nao-tem-alvara-de-prevencao-contra-incendio.html

Rede Estadual: a greve continua

Os trabalhadores da rede estadual de ensino recusaram, nesta quinta-feira (26), a proposta encaminhada pelo governo de Mato Grosso e a greve da categoria, que completou 46 dias, vai continuar por tempo indeterminado. Durante a tarde, centenas de profissionais fizeram nova passeata pela avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) até o Centro Político Administrativo, em Cuiabá, finalizando a manifestação em frente à Secretaria de Educação (Seduc).
A proposta enviada pelo executivo estadual era a mesma que tinha sido encaminhada aos grevistas na semana passada, e recusada por unanimidade pela categoria. Entre as reivindicações, os grevistas querem dobrar o poder de compra em 7 anos e pagamento integral da hora-atividade. O governo propôs dobrar o salário dos professores em 10 anos e pagar a hora-atividade de forma parcelada, totalizando em três anos.
Um dos motivos da dupla recusa à mesma proposta do estado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), é que a classe exige que o aumento salarial comece a valer a partir de 2013, e não no próximo ano, como quer o governo. Os profissionais também discordam do parcelamento da hora-atividade.
leia mais:
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/professores-de-mt-voltam-recusar-proposta-do-governo-e-greve-continua.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...