segunda-feira, 23 de abril de 2018

23/04: Ler é meu direito! Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é uma celebração que visa a promover o prazer pelos livros e pela leitura. A cada ano, em 23 de abril, celebrações acontecem em todo o mundo para reconhecer o poder mágico dos livros, um elo entre o passado e o futuro, uma ponte entre gerações e que perpassa as culturas.
O Blog homenageia esse voluntarioso cidadão difusor da leitura 
Nesta ocasião, a UNESCO e as organizações internacionais que representam os três principais setores da indústria do livro - editores, livrarias e bibliotecas -, selecionam uma cidade como a Capital Mundial do Livro para manter, por meio de suas próprias iniciativas, o ímpeto das comemorações do Dia até 23 de abril do ano seguinte.
O dia 23 de abril é uma data simbólica na literatura mundial. É a data em que vários autores proeminentes, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega morreram. Esta data foi uma escolha natural para a Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris em 1995, para prestar um tributo mundial a livros e autores nesta data, encorajando todos a terem contato com livros - a mais bela invenção para compartilhar ideias além das limitações humanas de espaço e tempo, bem como a força mais poderosas para a erradicação da pobreza e para a construção da paz. 
Ao promover livros e direitos autorais, a UNESCO apoia a criatividade, a diversidade e o acesso igualitário ao conhecimento, com o trabalho por todas as frentes - da rede de Cidades Criativas para a Literatura à promoção da alfabetização e da aprendizagem móvel e ao avanço do acesso livre ao conhecimento científico e aos recursos educacionais. Com o envolvimento ativo de todas as partes interessadas: autores, editores, professores, bibliotecários, instituições públicas e privadas, ONGs humanitárias e os meios de comunicação de massa, e todos aqueles que se sentem motivados a trabalhar juntos nesta celebração mundial de livros e autores, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais tornou-se uma plataforma para reunir milhões de pessoas em todo o mundo.
Todos os anos, um grande evento de comemoração acontece na sede da UNESCO. Livreiros, editoras e artistas são convidados para compartilhar sua paixão por livros e leitura por meio da realização de workshops práticos (tipografia, ilustração, encadernação, mangá, etc.) para os jovens. A UNESCO sinceramente convida você para participar dessa jornada conosco e a valorizar os livros como uma ferramenta valiosa para o compartilhamento do conhecimento, para a compreensão mútua e abertura para um mundo diversificado.


Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais 2018
No âmbito das celebrações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o tema do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais de 2018 é "Ler é meu direito!".
unesco

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...