segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Secretaria inicia processo eleitoral para gestores das unidades educacionais

A Secretaria Municipal de Educação iniciou esta semana o processo para eleição geral para a escolha de diretor e coordenador pedagógico das unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá (escolas, creches e centros municipais de educação infantis - Cmeis). O ato inclui também processo seletivo para escolha de secretários para as escolas e CMEIs. 
As inscrições para os candidatos serão realizadas  nos dias 10 e 11, das 8h às 11h e das 14h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Educação. A relação das inscrições deferidas será divulgada no dia 14 de outubro, no mural da Secretaria Municipal de Educação.

Para pleitear a função de diretor, coordenador ou secretário o profissional da educação deve seguir alguns critérios.
CONSULTE A LEGISLAÇÃO CONSTANTE DA BIBLIOGRAFIA AQUI
Para a vaga de diretor ou coordenador, o candidato deve ocupar cargo efetivo ou estável do quadro de profissionais da rede municipal de educação e ter no mínimo dois anos de efetivo exercício ininterruptos na unidade educacional que pretende atuar. No caso de diretor, o candidato deve ser habilitado em licenciatura plena e o coordenador ser habilitado em licenciatura plena em Pedagogia.
Para o cargo de secretário o candidato deverá ocupar cargo de técnico de administração escolar; ser efetivo ou estável na rede municipal de educação; e ter formação em ensino médio.
Conforme explica a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, as eleições para diretor e coordenador serão divididas em quatro etapas: Ciclo de Estudo, Avaliação de Conhecimento, Proposta de Trabalho e Eleição. Para secretário, a eleição será divida em duas etapas, Ciclo de Estudo e Avaliação de Conhecimento.  
Toda a organização das estapas dese processo será de responsabilidade de uma comissão, constituída por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep – subsede Cuiabá). 
O ciclo de estudos será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro na escola municipal Maria Dimpina, das 18h às 21h30. Será de forma presencial e não presencial. Serão considerados aptos os candidatos que obtiverem 100% de frequência na formação presencial e na execução das atividades de formação não presencial, estabelecidas pela comissão. 
A avaliação de conhecimento será constituída de prova escrita com questões objetivas e subjetivas e será realizada no dia 24 de outubro às 14 horas, na Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics). A divulgação dos resultados da avaliação de conhecimento será no dia 1º de novembro.
A eleição para diretor e coordenador pedagógico será no dia 25 de novembro, nas unidades educacionais. Nas escolas será das 7h às 17h (nas escolas com dois turnos) e das 7h às 20h (escolas com três turnos). Nas unidades de creches e Cmeis será das 6h30 às 18h. O resultado da eleição será divulgado no dia 09 de dezembro.
Terão o direito a voto para diretor os profissionais efetivos e contratados; alunos a partir dos 12 anos de idade, regularmente matriculados e com frequência comprovada; pai, mãe ou responsável legal dos alunos menores de 16 anos de idade.
O coordenador pedagógico das unidades educacionais será eleito pelos profissionais da educação em efetivo exercício na unidade. Nas escolas, os conselheiros titulares também terão direito a voto para coordenador pedagógico. 
“É importante que toda a comunidade escolar participe desse processo, pois ela tem o papel fundamental para o exercício da gestão democrática na escola”, destacou a secretária.
A posse dos diretores, coordenadores e secretários será no dia 16 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso. 


Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...