quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Senado confirma proibição da venda de refrigerantes na escola

A garantia de uma alimentação adequada nas escolas de ensino básico do país depende agora da aprovação dos deputados federais. Nesta quarta-feira, o Senado concluiu a votação do projeto de lei que proíbe cantinas e lanchonetes instaladas em escolas de vender bebidas com baixo teor nutricional, como os refrigerantes, ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sal.
O montagem dos cardápios destes estabelecimentos é motivo de preocupação em alguns Estados, que definiram normas para os cardápios oferecidos aos alunos, mas, até hoje, não há regra que padronize a medida nacionalmente. O assunto é discutido no Congresso há quase oito anos.
Os senadores esperam uniformizar a qualidade dos alimentos e estimular ações de educação nutricional e sanitária nas escolas. O projeto havia sido aprovado no colegiado mas, como a decisão é terminativa, a medida precisou ser submetida a segundo turno de votação.

http://noticias.terra.com.br/educacao/senado-confirma-proibicao-da-venda-de-refrigerantes-na-escola,6c9cb03e260a0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Professor é chave para o sucesso no uso de tecnologia na sala de aula

Programas do MEC focam na distribuição de ferramentas para docentes e cursos de formação para ajudá-los a adaptar tecnologias à rotina O uso das tecnologias em sala de aula – considerado um caminho sem volta por especialistas em educação – depende essencialmente dos professores para dar certo. Por isso, eles se tornaram o grande alvo dos programas atuais do Ministério da Educação para promover o aproveitamento de ferramentas tecnológicas nas escolas. Das primeiras experiências com a distribuição de laboratórios de informática à mudança de estratégia depois do projeto piloto do Um Computador por Aluno, a formação de professores para o tema não perdeu força. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que centraliza as estratégias do governo federal na área, capacitou 644.983 docentes desde 2008.

Greve na rede municipal de educação de Cuiabá

O sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep), subsede Cuiabá, irá à Câmara Municipal na manhã desta quinta (22) para expor suas reivindicações aos parlamentares, bem como tentar convencê-los a fazer o “meio-campo” com o Executivo e cobrar reajuste salarial. O ato dará início à greve anunciada na última sexta (16). O prefeito Mauro Mendes (PSB), no entanto, segue irredutível em tentar acabar com paralisação, que é a primeira de atual gestão. No período da tarde, a categoria se reunirá na Praça Alencastro às 14h para realizar um Ato Público. O presidente do Sintep João Custódio explana que a manifestação é para mostrar ao prefeito que o sindicato está unido e que a reivindicação é justa. Custódio explica que a categoria pede o cumprimento do reajuste total de 10,97%. Em junho deste ano, foi concedido o suplemento de 6,97%. O presidente, no entanto, alega que as negociações estão se arrastando e o acréscimo dos 4% não foi dado.

Falta infraestrutura para UCA

Uso de laptops nas escolas pelo programa Um Computador por Aluno falhou por falta de instalações físicas, elétricas e de internet adequadas

Quando a professora Marta Regina Resende pede para que as crianças do 3º ano peguem os laptops do programa Um Computador por Aluno no armário, a turma se anima. Em fase final de alfabetização, os estudantes vibram com a possibilidade de uma atividade diferente na sala de aula. Com os olhos brilhantes, eles explicam que aprendem muito com o computador.
Os professores e a direção da Escola Classe 1 do Guará, no Distrito Federal, lamentam que nem todos os alunos do colégio possam ter a mesma sensação das crianças da turma da professora Marta. A escola, selecionada para participar do projeto-piloto que começou em 2010, possui laptops suficientes, mas não tem infraestrutura para usá-los em todas as salas de aula.
leia mais:
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-21/falta-de-infraestrutura-travou-plano-de-levar-computadores-para-a-sala-de-aula.html

MEC vai lançar o Programa "Mais Professores"

O MEC (Ministério da Educação) quer levar professores a escolas onde faltam docentes em ação semelhante ao Mais Médicos. O programa "Mais Professores" faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado hoje (21) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Câmara dos Deputados. A criação do programa já havia sido comentada antes pelo ministro, mas é a primeira vez que é apresentado em detalhes.
Segundo Mercadante, o compromisso ainda está em fase de desenvolvimento e depende do orçamento disponível. Entre as ações do programa, está a proposta de levar professores a escolas de municípios com índices de desenvolvimento humano baixos ou muito baixos e que tenham um baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - índice calculado a partir do fluxo escolar e o desempenhos dos estudantes em avaliações nacionais.
A intenção é que, mediante o pagamento de uma bolsa, professores se disponham a reforçar o quadro dessas escolas. Para as escolas com baixo rendimento, a pasta quer atrair bons professores para melhorar o ambiente acadêmico. Caso não haja professores disponíveis na rede, o MEC cogita a participação de professores aposentados que queiram voltar às salas de aula
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/21/mec-quer-criar-programa-mais-professores-para-atender-cidades-carentes.htm

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...