quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Livro: Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas: falam os Jovens

Autoria: Miriam Abramovay, Mary Garcia Castro, Ana Paula da Silva e Luciano Cerqueira


Um longo processo se consubstancia neste documento em forma de resultados de  análises, reflexões sobre o processo de apresentação, acolhida do Programa de Prevenção à  Violência nas Escolas no campo institucional da educação. Capacitação de técnicos das  secretarias de educação, capacitação de jovens, aqui referidos como monitores, e professores,  nomeados, neste, como mediadores, quem com a equipe da Flacso formatou uma experiência  singular por alavancar o Programa.
Mentalidades voltadas para o princípio de que violências nas escolas por mais que  amedrontem e desestabilizem o ensinar e o aprender, não podem ser sustentadas por  indiferença e silêncio. Essas estão nas entrelinhas de textos produzidos por monitores e  mediadores. Os jovens ao se exercitarem como pesquisadores, mais que acusar o outro, o  colega, como agente de violências e se queixar de destratos por professores e diretores,  sugerem que se há vitimizações, há cumplicidades se a escola ignora os fatos e as denúncias,  o ambiente escolar não induz a um clima de bom relacionamento. Os que se sentem  vitimizados deveriam denunciar, debater e propor ações permanentes em que se sintam como  vigilantes ativos contra violências. (...)

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...