Na ocasião, os profissionais do Instituto da UNESCO de Aprendizagem ao Longo da Vida (UNESCO-UIL), Werner Mauch, especialista sênior em Políticas e Estratégias, e Daniele Vieira, oficial de programa, apresentam os panoramas global e regional da Aprendizagem e da Educação de Adultos. Na sequência, a diretora e especialista sênior do Escritório Regional da UNESCO para a América Latina e Caribe (OREALC), Cecilia Barbieri, aborda as tendências da região sobre o tema. E, por fim, a presidente do INEP, Maria Inês Fini, fala sobre os dados do Brasil sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também está prevista uma apresentação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) sobre o novo ciclo do Brasil Alfabetizado, programa do MEC que enfatiza a EJA. O evento é realizado pela UNESCO no Brasil e pela SECADI-MEC e conta com a cooperação do UNESCO-UIL, do OREALC e do INEP.
O GRALE III foi baseado em uma pesquisa de monitoramento realizada por 139 países-membros da UNESCO e avalia o progresso global da implementação do Marco de Ação de Belém, conjunto de recomendações, de 2009, voltadas para a elaboração de políticas públicas visando a uma educação de jovens e adultos mais inclusiva e equitativa.
O Relatório também investiga o impacto da aprendizagem e da educação de adultos em diversos aspectos da vida, destacados no tema da terceira edição do GRALE. Isso reflete uma mudança e uma visão mais holística da educação e da aprendizagem ao longo da vida, integradas com a Agenda 2030 de Educação. O relatório tem como objetivo guiar políticas públicas e profissionais no caminho para a concretização da educação de qualidade e, também, compartilhar as lições aprendidas desde a publicação do GRALE I (em inglês), em 2009, e do GRALE II, em 2013.
O 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos destaca, em especial, três implicações abrangentes da EJA nas políticas públicas. A primeira trata-se da aprendizagem e da educação de adultos como sendo um componente indispensável da educação e um direito humano fundamental e capacitador. A segunda implicação refere-se a aprendizagem e educação de jovens e adultos como uma dimensão integral de um curso de vida equilibrado. Por fim, a aprendizagem de jovens e adultos é parte de uma agenda de desenvolvimento sustentável holística, intersetorial, com potencial para oferecer múltiplos benefícios de impacto contínuo.
SOBRE O GRALE III
Para mais informações acesse: bit.ly/unesco_eja
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_report_on_adult_and_youth_learning_will_be_released_f/