quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Etapa estadual da Conferência pelo Meio Ambiente fortalece pluralidade cultural


Patrícia Neves / Assessoria Seduc-MT
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Etapa Estadual/MT
Mais do que um espaço destinado ao debate sobre o meio ambiente, a Etapa Estadual da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis se consolida com um espaço dedicado a desconstrução de um ciclo praticado  ao longo dos anos, com a ratificação dos preconceitos das matrizes culturais brasileiras. Nos últimos dois dias (07 e 08.10), estudantes da rede pública e privada na faixa etária de 11 a 14 anos dedicam-se a troca de vivências e debatem a questão ambiental projetando ações para o futuro. Os debates são concentrados no Hotel Mato Grosso Pantanal, em Poconé (a cerca de 120 km de Cuiabá).
Para o superintendente de Diversidades Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Rui Leonardo Souza Silveira, a construção de projetos por estudantes negros, indígenas, brancos, e moradores de quilombolas sobre as temáticas água, ar, fogo e terra, traz à tona as especificidades do Estado fazendo com os estudantes sejam os propulsores das mudanças sociais almejadas. “Nós estamos construindo um debate considerando o outro”, declarou durante abertura realizada na tarde de segunda-feira (07.10).
“Esse é um espaço extremamente importante para se pensar na desconstrução de barreiras de gêneros de diversidades. Um dos grandes aprendizados é essa dimensão, de um ambiente integrado, de promoção de nossas relações com os diferentes”. A avaliação é da professora Ângela Maria dos Santos, da Gerência de Diversidades da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
Foto: Jorge Pinho (SME)
Para Xisto Tserenhiru Tserenhimi Rãmi, da Coordenadoria Escolar Indígena da Seduc-MT, o espaço é pioneiro considerando que muitas etnias ainda preservam a língua materna. “Essa dimensão integradora é única, de pensar nossas relações considerando as relações que são diferentes. O espaço é extremamente importante e possibilita essa desconstrução de barreiras”.  Além de Xisto, estão presentes aos debates representes estudantes das etnias Umutina, Bororo e Xavantes.
Conforme o regulamento da etapa nacional da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNJIMA) ‘Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis’ , dos  25 delegados (estudantes) que serão eleitos durante a etapa estadual, três representantes serão provenientes de assentamentos, da educação quilombola e do campo.
"Esse é um momento ímpar para a sociedade. Vamos trabalhar um sonho de construção de uma escola melhor", pontua Giselly Gomes, gerente de Educação Ambiental da Seduc.
A atividade realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, é organizada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), presidida pela Seduc-MT em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Saúde, Coletivo Jovem e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).


PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13845&parent=20

CONSED e UNDIME ofertam vagas para Mestrado em "Métodos e Gestão em Avaliação"

Em reunião no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na tarde desta segunda-feira (7), a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, acompanhada da Secretária Executiva do Consed, Nilce da Costa, reuniram-se com o diretor de Avaliação da Educação Básica (DAEB), Alexandre André dos Santos e o coordenador do mestrado, Dr. Renato Cislaghi, com o objetivo de estabelecer os termos do convênio de cooperação técnica entre o Inep, Ufsc, Undime e Consed para a oferta de quatorze bolsas no mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação, do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O convênio de cooperação técnica possibilitará a oferta de quatorze vagas exclusivas no mestrado, sendo 7 vagas para o Consed e 7 para a Undime. Essas bolsas serão disponibilizadas para os técnicos, profissionais e pesquisadores que se dedicam à temática dos processos de gestão da avaliação, especialmente aos membros dos núcleos de avaliação das Secretarias Estaduais de Educação, que disputarão as vagas por meio de um processo seletivo organizado pela Universidade Federal e os demais parceiros.
A professora Nilene Badeca da Costa, presidente do Consed e Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, considera uma oportunidade ímpar a capacitação de profissionais da educação, visando ao aprimoramento e facilitação da geração de conhecimento para a melhoria dos índices de desempenho na Educação. A presidente afirmou que essa parceria Inep/UFSC/Consed/Undime irá preencher uma necessidade crescente nas avaliações que é a qualificação de profissionais especializados em métodos quantitativos e de gerência em avaliação.
Segundo o professor Dr. Renato Cislaghi, o acordo beneficiará a gestão das avaliações nos órgãos de origem dos mestrandos que terão um enfoque nas pesquisas e desenvolvimento de metodologias em avaliação, com base em métodos quantitativos, visando ao aperfeiçoamento desses processos no que tange ao gerenciamento, tomada de decisão, planejamento e execução de pesquisa, aplicação de instrumentos e coleta e análise de dados.
De acordo com Alexandre André dos Santos, o mestrado promoverá o desenvolvimento de estudos para aperfeiçoamento dos processos de avaliação de ensino nas escolas brasileiras.
O mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação
O Programa objetiva ultrapassar a questão da utilização de métodos. Pretende, também, trabalhar na esfera da administração pública e, consequentemente, social com a participação de qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.
O mestrado possui duas linhas de pesquisa, sendo a primeira Gestão em Avaliação com foco na esfera da administração pública e, consequentemente, social com técnicos, profissionais e pesquisadores que se dedicam à temática dos processos de gestão da avaliação. E a segunda linha abordando os Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional, por meio dos métodos estatísticos, especialmente na avaliação educacional de grande escala.
Mais informações sobre o mestrado podem ser acessadas pelo link: http://www.mga.ufsc.br/
http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/713-consed-firmara-acordo-de-cooperacao-tecnica-para-ofertas-de-vagas-de-mestrado

Texto do PNE da Câmara deve ser retomado e aperfeiçoado, dizem debatedores no Senado

O texto do Plano Nacional da Educação (PLC 103/2012) proveniente da Câmara regrediu em suas passagens pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, por isso, a versão dos deputados precisa ser recuperada e melhorada. Esta foi a tônica do debate desta terça-feira (8) na Comissão de Educação (CE), na primeira de uma série de audiências públicas a serem realizadas sobre o tema.
Os debatedores apontaram principalmente a necessidade de manter os repasses para o setor em 10% do produto interno bruto (PIB). Também foi consensual a constatação de que a União precisa investir mais na educação básica, que hoje está quase toda sob a responsabilidade de estados e municípios, num dramático desequilíbrio, já que é o município é o ente federado que menos tem receita.
- O debate mostrou um diagnóstico pessimista e duro da realidade, uma histórica inversão de prioridades e a apresentação de metas muito ousadas [no PNE], que estabelece um conflito entre a ousadia e a possibilidade [como a alfabetização de toda criança até os seis anos]. Temos que compatibilizar a ousadia com a possibilidade e encontrar caminhos para melhorarmos a educação no Brasil – disse o relator na CE, senador Alvaro Dias (PSDB-PR).
A valorização do professor, com bons salários iniciais para atrair jovens promissores para o magistério e o estabelecimento de planos de carreira atrativos também foi mencionada. Além disso, discutiu-se a fonte desses recursos, que não serão suficientes se vierem somente dos royalties do petróleo. Durante os debates, chegou-se a defender até mesmo a taxação de grandes fortunas.
- A educação tem que ser a prioridade já que é um direto que motiva os demais direitos sociais. O governo precisa ter essa visão social, é evidente que vamos buscar no petróleo, nas grandes fortunas, mas há uma receita significativa nos cofres da União, e os 10% devem ser retirados dessa receita que a União aufere com uma carga tributaria pesadíssima – avaliou o relator.
Segundo o parlamentar, o momento é de realização de um trabalho a muitas mãos, com governo e oposição trabalhando em um projeto comum que não será nem de um, nem de outro, já que o PNE valerá para dez anos e não se conhece quem será o próximo dirigente do país. A intenção é aprovar o texto na comissão até o início de novembro, lembrou Alvaro.
leia mais:
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/10/08/texto-do-pne-da-camara-deve-ser-retomado-e-aperfeicoado-dizem-debatedores

Câmara aprova obrigatoriedade de hasteamento da bandeira em escolas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (8), em caráter conclusivo, proposta que obriga as escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio a hastear a bandeira nacional pelo menos uma vez por semana. O hasteamento deverá ser solene, com execução do Hino Nacional. A medida está prevista no Projeto de Lei 5319/09, do ex-senador e atual ministro da Educação Aloizio Mercadante.
Atualmente, de acordo com a Lei 5.700/71, já é obrigatório o hasteamento semanal da bandeira. O projeto apenas especifica que as escolas de ensino fundamental e médio deverão cumprir a regra.
A matéria seguirá agora para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada também pelo Plenário da Câmara.
Substitutivo 
A proposta foi aprovada na forma do substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Educação. Esse texto  também determina a execução do Hino Nacional e do Hino à Bandeira uma vez por semana e no início de eventos promovidos por escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio. Hoje, somente o Hino Nacional é obrigatório nas escolas de ensino fundamental.
O relator na CCJ foi o deputado Jorginho Mello (PR-SC), que votou pela aprovação do substitutivo. “A medida cumprirá o objetivo de desenvolver nas crianças e nos adolescentes o sentimento de patriotismo e o interesse cívico que tanto contribuem para o bom exercício da cidadania”, avaliou.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Marcelo Oliveira



http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/454046-CAMARA-APROVA-OBRIGATORIEDADE-DE-HASTEAMENTO-DA-BANDEIRA-EM-ESCOLAS.html

PROFMAT: Mestrado em matemática deve chegar ao professor do interior

Chegar ao professor de matemática que ensina nas pequenas cidades do interior do país é um dos desafios do programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), segundo o relatório Quem é o Professor de Matemática da Escola Básica?, realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O estudo traça um perfil quantitativo desses profissionais, utilizando dados dos exames de acesso de educadores ao programa de 2011 a 2013, e qualitativo, por meio de questionários digitais por amostragem.

De acordo com o presidente do conselho gestor do Profmat, Marcelo Viana, o relatório indica a necessidade de interiorizar a oferta do mestrado profissional, para atingir o educador distante das capitais e regiões metropolitanas. Para que essa oferta seja garantida, explica, é preciso ter um corpo docente capacitado nas instituições de ensino superior participantes da rede do Profmat e um polo o mais próximo possível, para que o professor possa frequentar as aulas presenciais.

Marcelo Viana lembra que o mestrado profissional em matemática tem duração de dois anos e é semipresencial, o que significa que o educador combina a pós-graduação com as atividades na escola de educação básica onde trabalha. Viana fala sobre um professor de Parintins, cidade que está a 369 quilômetros de Manaus, para ilustrar esse tipo de dificuldade. Esse professor, diz, nem barco tinha para ir ao polo de Manaus para as aulas presenciais. “Ele gastou quase todo o valor da bolsa do mestrado com passagens de avião para estar nas aulas, mas concluiu o mestrado com louvor”.

Análise – O estudo sobre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede, o Profmat, mostra que o programa de pós-graduação é oferecido nas cinco regiões do país desde 2011. Em 2013, teve a participação de 60 instituições de ensino superior, sendo 58 públicas, e 79 polos, todos vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mesmo que a abrangência seja significativa, o relatório aponta concentração nas capitais e grandes carências nas regiões Norte e Nordeste.

A distribuição das instituições e dos polos é assim: região Norte, oito instituições e oito polos; Nordeste, 18 instituições e 25 polos; Centro-Oeste, seis instituições e 11 polos; Sudeste, 18 instituições e 25 polos; e Sul, oito instituições e nove polos. Quando olha o número de ingressos na pós-graduação nos processos seletivos de 2011 a 2013, o estudo mostra que o Sudeste aparece com 33% e o Nordeste com 32%.

Quando trata de gênero, os dados mostram que os candidatos ao Profmat são prioritariamente homens (58%), com idades entre 29 e 33 anos (23%), formados em matemática há no mínimo cinco anos e no máximo nove anos (33%). Já a maior porcentagem dos aprovados no programa é das regiões Sudeste e Nordeste (69% em 2011, 68% em 2012, 71% em 2013).

Sobre as notas médias obtidas nas três edições do exame, a das mulheres é inferior à dos homens. As mulheres obtiveram médias de 37,5 pontos em 2011, 33 em 2012, e 31 em 2013. Já os homens alcançaram 46,5 pontos em 2011, 41 em 2012, e 37 em 2013.

Sugestões – A conclusão do relatório, que tem 200 páginas e uma série de gráficos e tabelas, sugere a realização de um estudo qualitativo, microssociológico, de aproximação de casos de professores de matemática que tiveram suas histórias positivamente afetadas pelo programa em todo o país. Professores, diz o estudo, que se apoiam na formação do Profmat para reinventar sua prática docente, reavaliar seu papel social e para se recolocar como profissionais.

E para colher subsídios para futuros estudos, o relatório sugere um aperfeiçoamento do questionário que o educador preenche ao fazer a inscrição. A coleta de dados poderá solicitar informações sobre a etapa de ensino em que atua, tempo de exercício profissional, localização urbana ou rural da escola, tipo de formação inicial que teve, tipo de instituição onde fez a graduação (se pública ou privada).

Outra sugestão diz respeito aos editais de convocação. Como o Profmat é um programa para aprofundar conhecimento no campo da matemática para professores que lecionam nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, ele deve atender especialmente os educadores que atuam nessas etapas da educação. Para os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, entre os quais predomina a formação em pedagogia, o relatório sugere a construção de um mestrado profissional específico, com foco nos processos de início da escolarização e de letramento em diversas linguagens.

Procura – Desde a primeira seleção, em 2011, o Profmat recebe cerca de 20 mil inscrições por ano e abre 1,5 mil vagas por processo seletivo. Durante a formação, que é semipresencial e gratuita, o educador vinculado a um sistema público da educação básica pode solicitar bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A bolsa de mestrado para formação no Brasil é de R$ 1,5 mil por mês.

Ionice Lorenzoni
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19143

Abertas inscrições para mestrado em Educação 2014, campus de Rondonópolis

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece 19 vagas para o curso de mestrado em Educação 2014/1, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Linguagens, cultura e construção do conhecimento e Formação de professores e políticas públicas educacionais.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (11). É cobrada uma taxa de R$ 132,64. Os interessados devem procurar a secretaria do PPGEdu, no ICHS, campus de Rondonópolis, das 8h às 11h e das 14h às 17h, munidos dos seguintes documentos: foto 3x4, fotocópias dos diplomas de graduação e da documentação pessoal, comprovante de pagamento da inscrição, curriculum-vitae conforme modelo Lattes/CNPq, memorial crítico e projeto de pesquisa. Os candidatos passarão por um teste de proficiência em idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol). O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 29 de outubro.


O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dia 8 de novembro), análise do projeto de pesquisa e do curriculum lattes, e arguição (de 04 a 06 de dezembro). O resultado final será divulgado no dia 16 de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 10 e 11 de março 2014. O início das aulas está previsto para o dia 17 de março de 2014.


Confira aqui o edital.

http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/12921/Cuiaba

Dia das Crianças: superdotadas desafiam escolas na busca por mais estímulos

(Foto: Guilherme Zauith/G1)
Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo

Há dois anos, Pérola Sutto Ferreira Carvalho, de 33 anos, foi convocada pela direção da escola do filho porque ele não fazia as lições e não se interessava pelas aulas. A mãe achava que João Pedro, hoje com 9 anos, tinha déficit de atenção. Depois de uma bateria de avaliações e consultas com psicólogos, veio o diagnóstico: João Pedro é um menino com habilidades acima da média esperada para sua faixa etária, o que popularmente é chamado de superdotado.
Os pais perceberam que João Pedro não prestava atenção nas aulas porque não as achava estimulante e não via desafio no conteúdo apresentado. Este é um dos sinais que uma criança  com altas habilidades pode apresentar.
Vou fazer faculdade de empresário, gosto de criar coisas, quero ser dono de uma empresa de reciclagem, mas também quero criar um carro voador"
João Pedro, 9 anos
Nem sempre um superdotado é um excelente aluno. Geralmente ele é um expert em determinada área que mais o interessa, mas não tem habilidade em todos os outros campos do conhecimento. Há, por exemplo, superdotados muito bons em matemática e ruins em português. As altas habilidades, ainda, podem ser mascaradas durante a infância por características como distração, indisciplina ou até hiperatividade.
Segundo os pais, João Pedro tira boas notas nas provas mesmo sem estudar, mexe muito bem no computador, no celular, e qualquer outro equipamento eletrônico. Quando alguma luz acende no painel do carro dos pais, ele é o primeiro a propor uma solução para o problema. O garoto também é muito rápido para resolver contas "de cabeça", soluciona problemas com três variáveis e costuma ser o ajudante da professora quando o assunto da aula é matemática.
leia mais:
http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2013/noticia/2013/10/criancas-superdotadas-desafiam-escolas-na-busca-por-mais-estimulos.html

Dia das Crianças: Propaganda de cigarro influencia crianças de 5 e 6 anos

Crianças de cinco e seis anos que habitam países de renda média ou baixa, como o Brasil, são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Assim, correm um risco maior de se tornarem fumantes. Apenas no Brasil, 59% das crianças nessa faixa etária conhecem alguma marca de cigarro. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado nesta segunda-feira no periódico Pediatrics
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: International Reach of Tobacco Marketing Among Young Children

Onde foi divulgada: periódico Pediatrics

Quem fez: Dina L.G. Borzekowski e Joanna E. Cohen

Instituição: Universidade Johns Hopkins, EUA

Dados de amostragem: 2.243 crianças de cinco e seis anos de idade, moradoras dos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo (Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia)

Resultado: As crianças desses países são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Por isso, existe a necessidade de medidas mais eficazes para barrar esse tipo de publicidade
A pesquisa foi realizada nos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo, segundo dados de 2011 da Organização Mundial da Saúde: Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia. Os pesquisadores mediram o nível de influência das propagandas de cigarro nas crianças analisando se elas eram capazes de reconhecer logotipos de diversas marcas de cigarros. Os resultados foram considerados alarmantes: das 2.243 crianças que participaram do estudo, 68% reconheceram ao menos uma marca do produto. 
O menor percentual foi encontrado na Rússia, onde 50% dos meninos e meninas identificaram pelo menos um logotipo. A maior porcentagem do estudo foi apresentada pela China, onde 86% das crianças que participaram do estudo mostraram-se familiarizadas com as marcas de cigarro.
Veja mais: 

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...