quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Governo Mauro Mendes: Marioneide será mantida na SEDUC

DOUGLAS TRIELLI 
DA REDAÇÃO
O governador eleito Mauro Mendes (DEM) anunciou, nesta quinta-feira (06), o nome de cinco dos principais secretários de seu staff.

Para a Educação, foi escolhida Marioneide Angélica Kliemaschewsk, que já comanda a Pasta; na Saúde, o vereador Gilberto Figueiredo; na Casa Civil, o empresário Mauro Carvalho; na Infraestrutura, o engenheiro Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro; e na Segurança o policial federal Alexandre Bustamante.

http://www.midianews.com.br/

Encantada pela lua, estudante de MT que já foi à Nasa luta para ser astronauta veja

Maria Gisllanny tem se dedicado aos estudos com o objetivo de conquistar a chance de estudar na Nasa

Maria Gisllanny é uma jovem estudante de Física da UFMT, que há muito tempo sonha em ser astronauta e conheceu a Nasa em 2016 com apoio do Governo do Estado. Mantendo proximidade com Marcos Pontes e outros pesquisadores brasileiros, ao  ela se mostra confiante em seus objetivos, já que é uma aluna aplicada desde que se entende por gente. Com inúmeras palestras marcadas, ela tenta coletar incentivo financeiro para alcançar a meta e viajar, mais uma vez, aos EUA e transferir seu curso para mais perto de seu sonho.
Confira os melhores trechos da entrevista:
No 3º semestre de Física e seu objetivo profissional parece estar traçado. De onde surgiu o desejo em seguir essa carreira?
Entrei na UFMT com objetivo de ser astronauta, um dos requisitos para isso é se graduar em uma das áreas das exatas: Física, Química ou Engenharia. Gosto de Física desde criança e por isso quis cursá-la aqui. Estive na Nasa em 2016 com o apoio do Governo do Estado e realizei cursos dados por eles. Por crescer assistindo os filmes Apollo 13, Perdido em Marte, Gravidade e outros relacionados ao espaço e conhecer o centro de comando e os ônibus espaciais na Nasa e ver tudo de perto foi incrível.
Quem conheceu na NASA? Depois de ter visto tudo de perto acha seu sonho ainda mais possível?
Os cientistas que encontrei lá são todos americanos, conversei com eles e tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre a vida deles para chegar até a Nasa e isso foi muito importante. Meu objetivo é ser astronauta e trabalhar na estação espacial, sempre fui encantada pela lua desde criança, então meu sonho é trabalhar nas próximas missões, que serão na Lua e em Marte, se tudo der certo, vão construir um laboratório na superfície da lua e eu quero estar trabalhando lá.
Quais tipos de dificuldades enfrentou?
Tenho enfrentado muitas dificuldades na trajetória, mas quero muito terminar minha graduação nos EUA ou fazer uma pós, faltam bolsas por parte do Brasil. Nos EUA oferecem bolsas para estudantes internacionais, mas temos custos e não são bolsas integrais. O aluno que não tiver condições financeiras, dificilmente consegue ir para outro país. Terá que trilhar um caminho muito mais longo e árduo para alcançar o mesmo resultado.
Como você se tornou uma aluna tão aplicada e se destacou de outros da sua idade?
Sempre fui apaixonada pelos livros e coisas relacionadas a Astronomia, por muitas vezes não tinha internet em casa ou um computador e eu ia para a biblioteca e levava um caderninho. Nele eu transcrevia tudo que eu achava sobre o assunto. Uma vez, uma professora me perguntou o motivo pelo qual eu copiava aquilo, porque muita coisa nem era conteúdo de sala de aula. Porém, eu sabia que iria usar para alguma coisa um dia e, realmente, usei mais tarde. Me ligaram uma vez do gabinete da prefeitura em Tangará da Sera e disseram que o governador [Pedro Taques] queria me conhecer, cheguei até lá e ele estava com uma folha de papel e me perguntou se eu gostava mesmo de Física. Disse que já havia sido professor dessa área e me fez dezenas de perguntas muito especificas como acertei todas, no final ele disse que eu teria o apoio do Governo para conhecer a Nasa.

Eu tive momentos em que homens riram e fizeram comentários maldosos ao se deparar com minha decisão de ser piloto

Maria Gisllanny
Sendo mulher e ainda muito jovem, passou por algum tipo de preconceito por querer entrar nesta área que é predominantemente exercida por cientistas homens?
Homens e mulheres possuem a mesma capacidade. Em termos de dificuldade “social” há a questão do preconceito ainda presente. Eu acredito que nós mulheres temos que acreditar em nossa capacidade, tomar nossa posição e dizer, eu posso.  Dizer com autoridade. Eu tive momentos em que homens riram e fizeram comentários maldosos ao se deparar com minha decisão de ser piloto, minha resposta a eles é que eu quero, eu posso e eu serei o que eu quiser ser, independente do que pensam. Tenho certeza que em breve terei meu brevê de comandante, e isso não depende deles, depende apenas de mim. Se eu for me ofender ou desacreditar em meu sonho por comentários maldosos, aí sim meus sonhos ficarão distantes.
Qual a mensagem deixa para jovens que tem sonhos tão grandes como o seu?
Minha mensagem principalmente para as meninas é que elas acreditem em si. Seus sonhos se tornarão reais, se você acreditar neles e se posicionar. Vai lá e faça. Mostre que são capazes de realizar as mesmas tarefas com grande eficiência, independente de sua área de atuação.
Veja em vídeo trecho da entrevista com Maria Gisllanny:
https://www.rdnews.com.br/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...