terça-feira, 25 de março de 2014

Após 37 dias, professores decidem suspender greve em Várzea Grande

Categoria aceitou termo de conciliação e suspendeu paralisação.

Sintep-VG estima que 50% das escolas e creches aderiram à greve.


Denise SoaresDo G1 MT
Os professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, decidiram na manhã desta terça-feira (25) suspender a greve da categoria. Cerca de 300 educadores participaram de uma assembleia para discutir se continuavam ou não com a paralisação, que começou no dia 17 de fevereiro. Eles pediam a reestruturação do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), revisão salarial, pagamento de férias e a concessão de licença-prêmio.
Na mesma assembleia, os professores também avaliaram as condições de um termo de conciliação, que foi criado na semana passada após audiência com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Ao G1, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG), Gilmar Soares, informou que os profissionais decidiram suspender a greve.
“A assembleia suspendeu a paralisação e acatou o documento [o termo de conciliação], mesmo considerando que ele tem limites para nossas reivindicações. Se até maio os direitos que foram firmados nesse termo não forem garantidos, voltaremos com a greve”, disse Gilmar.
O documento, intermediado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, previa que os professores recebam, a partir de maio, um aumento salarial de 16,32%. No mesmo acordo, a prefeitura se comprometeu a fazer um cálculo das perdas financeiras da categoria desde 2010, além de apresentar um plano que compense o prejuízo.
O Sintep-VG estima que 36 escolas e creches aderiram à paralisação da categoria, o que representaria 50% das unidades em Várzea Grande. "Cada escola vai decidir se retoma as aulas nessa semana. Se tiverem condições e estiveram preparados, os educadores já podem voltar a partir desta quarta-feira (26)", completou o presidente.

http://www.sintepcba.org.br//arqs/materia/639_a.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...