terça-feira, 25 de março de 2014

Plataforma do Letramento oferece material de apoio a educadores

Plataforma Letramento é um espaço virtual onde educadores podem ter acesso a materiais de formação, disseminação e produção de conhecimento sobre o letramento. E o melhor, o conteúdo oferecido é totalmente gratuito. Para acessar os materiais referentes aos projetos – “Aceleração da aprendizagem”, “Brincar” e “Entre na Roda” – é preciso apenas fazer um cadastro no portal da Plataforma. O acesso é livre para todos os outros recursos oferecidos pela plataforma.
Idealizada pela Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Plataforma Letramento pretende criar uma comunidade de referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais.
No portal existe um ícone denominado “Acervo” (Figura 1). Basta passar o cursor em cima dele e escolher uma das seguintes abas (Figura 2): Dicas Letradas, Entrevistas, Especial, Experimente, Materiais dos Projetos e Para Aprofundar. Nessa seção, os usuários têm acesso a vários materiais interessantes.

Explorando o “Acervo” da Plataforma Letramento
Dicas Letradas: Nesta parte o usuário encontra indicação de sites, livros, animações, games e outros recursos de diversos autores que podem incrementar o trabalho em sala de aula ou serem usados em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. Esta seção também tem por objetivo apresentar novos produtos culturais que possam interessar e ampliar o repertório de educadores.
Entrevistas: Nesta parte os usuários têm acesso a várias entrevistas sobre temas diversificados relacionados à educação. Frequentemente são inseridas novas entrevistas.
Especiais: A questão da alfabetização e do letramento é abordada em diferentes dimensões e formatos. Os interessados encontram infográficos interativos e conteúdos multimídia que possibilitam uma imersão do educador por temáticas relacionadas a práticas de leitura e escrita. Os materiais são produzidos por pedagogos e especialistas da área de Língua Portuguesa a fim de propiciar uma nova maneira de ler e conhecer o tema abordado.
Experimente: Nessa parte é possível encontrar diversos recursos didáticos para usar com os alunos. São sugestões de atividades de leitura, escrita, brincadeiras para incorporar ao plano de aula ou usar separadamente.
Materiais dos projetosSão materiais pedagógicos produzidos pelos projetos realizados no âmbito da parceria entre Fundação Volkswagen e Cenpec. As publicações trazem propostas de oficinas, jogos, entre outras atividades, assim como sistematização de metodologias e conhecimentos.
Para aprofundar: Nessa parte, os interessados encontram  artigos diferenciados.
Clique aqui para acessar a Plataforma letramento.
Autor: Undime
http://undime.org.br/plataforma-letramento-oferece-material-de-apoio-a-educadores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...