terça-feira, 12 de novembro de 2013

Escolas promovem interação em festival de xadrez


Pelo menos 80 alunos de 15 escolas da rede municipal de Cuiabá participaram do segundo festival de xadrez, promovido pela Secretaria de Educação. O evento foi realizado na última sexta-feira (08), na escola Henrique da Silva Prado, no bairro Areão.

A competição foi dividida nas categorias A (12 a 15 anos) e B (8 a 11 anos), feminino e masculino.

No feminino da Categoria A o primeiro lugar ficou com a aluna Mayara Yasmim; o segundo lugar foi para a escola rural Nossa Senhora Penha de França; e o terceiro lugar para a escola Orlando Nigro.

O primeiro lugar do feminino da Categoria B foi para a aluna Gabriela Santos, da escola Senador Gastão de Matos Müller, o segundo lugar foi da escola Francisval de Brito e o terceiro lugar ficou com Helio de Souza Vieira.

No masculino da categoria A quem ficou em primeiro lugar foi o aluno Pedro Henrique da escola Francisval de Brito. O segundo e terceiro lugar foram para as escolas Orlando Nigro e Nossa Senhora de Penha França, respectivamente.
Na Categoria B o primeiro lugar foi para o aluno Gabriel Souza, da escola Rafael Rueda. As escolas Doutor Fábio Firmino Leite e Helio de Souza Vieira ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Os três primeiros colocados de cada categoria, tanto no feminino como no masculino, foram premiados com medalhas.

A escola Doutor Orlando Nigro foi a campeã na pontuação geral, somando 12 pontos. Ela foi premiada com um troféu exclusivo, feito no formato de um tabuleiro com as peças de xadrez.

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, prestigiou o evento e fez questão de entregar a premiação para os alunos. Ele elogiou a participação dos competidores e o trabalho dos articuladores do Programa Mais Educação, responsáveis pelas oficinas de xadrez.

“É importante que essas crianças entendam que, mesmo ganhando ou perdendo, a única chance de se tornar um campeão é participando de competições, pois quando você é persistente acaba aprimorando suas habilidades e um dia pode se tornar um vencedor”, observou o secretário.

O coordenador da competição, Sérgio Zanelato, destacou que a realização do festival de xadrez é um oportunidade de interação entre os alunos de diversas escolas, além de fortalecer as atividades do Programa Mais Educação.

Segundo a diretora da escola Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Marilza José Lopes Schuina, o xadrez é um esporte que ajuda muito desenvolver nos alunos habilidades, principalmente em matemática, estimulando o ensino-aprendizado. “Eles passam a prestar mais atenção ao que está ao seu redor, desenvolvendo competências”.

As escolas que participaram da competição foram: Joana Dark da Silva; Senador Gastão de Matos Müller; Henrique da Silva Prado; Doutor Orlando Nigro; Alzira Valladares; Senhorinha Ana de Oliveira; Doutor Fabio Firmino Leite; Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon; Maria Dimpina Lobo Duarte; professor Francisval de Brito; Helio de Souza Vieira; José Luis Borges Garcia; Professor Rafael Rueda; Lenine de Campos Póvoas; e a escola rural Nossa Senhora Penha de França.

Fonte:  Rosane Brandão

http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7790

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...