LEONARDO VIEIRA
RIO - E se o conflito da Segunda Guerra Mundial não passasse de mais um "barraco" no Facebook? Como a Alemanha, por exemplo, discutiria com a União Soviética e chamaria o Reino Unido para a briga?
"Sarre, Renânia, Áustria e Tchecoslováquia tamo junto na parada. É nois!!! III Reich comanda!!! Hehehehehe...", comenta o perfil da Alemanha em sua timeline em 1939, no que é curtida pela Itália facista. Logo abaixo no post alemão, o Reino Unido comenta:
"Se liga aí, porque a potência maioral da Europa sou eu. Tô de olho nessa onda de vocês, mas se vocês pensam que vou me estressar estão muito enganados! Tô de boa aqui!"
É desse modo, usando gírias bem cariocas, que o professor de História Paulo Alexandre Filho começa a contar os capítulos da Segunda Guerra como se eles fossem posts publicados no Facebook. Docente da rede estadual de educação de Pernambuco, Paulo simplesmente recriou passo a passo todos os episódios do confronto, desde 1939, quando a Alemanha começa sua política expansionista na Europa, até 1945, quando os Estados Unidos lançam duas bombas nucleares sobre o Japão e encerram a maior guerra da História.
Para o Pacto Nazi-Soviético de 1939, por exemplo, Paulo simula a situação onde a Alemanha publica no mural da União Soviética a seguinte pergunta: "Que tal dividirmos a Polônia?". Os comunistas não pensam duas vezes, curtem o post e ainda comentam abaixo: "Combinado. Se os ingleses acharem ruim, entramos em guerra com eles. Tô afim de uma briga!".
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/professor-de-historia-recria-2-guerra-mundial-no-facebook-10681802#ixzz2kMs9REjU
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
http://oglobo.globo.com/educacao/professor-de-historia-recria-2-guerra-mundial-no-facebook-10681802
Nenhum comentário:
Postar um comentário