Crianças de cinco e seis anos que habitam países de renda média ou baixa, como o Brasil, são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Assim, correm um risco maior de se tornarem fumantes. Apenas no Brasil, 59% das crianças nessa faixa etária conhecem alguma marca de cigarro. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado nesta segunda-feira no periódico Pediatrics.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: International Reach of Tobacco Marketing Among Young Children
Onde foi divulgada: periódico Pediatrics
Quem fez: Dina L.G. Borzekowski e Joanna E. Cohen
Instituição: Universidade Johns Hopkins, EUA
Dados de amostragem: 2.243 crianças de cinco e seis anos de idade, moradoras dos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo (Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia)
Resultado: As crianças desses países são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Por isso, existe a necessidade de medidas mais eficazes para barrar esse tipo de publicidade
Título original: International Reach of Tobacco Marketing Among Young Children
Onde foi divulgada: periódico Pediatrics
Quem fez: Dina L.G. Borzekowski e Joanna E. Cohen
Instituição: Universidade Johns Hopkins, EUA
Dados de amostragem: 2.243 crianças de cinco e seis anos de idade, moradoras dos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo (Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia)
Resultado: As crianças desses países são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Por isso, existe a necessidade de medidas mais eficazes para barrar esse tipo de publicidade
A pesquisa foi realizada nos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo, segundo dados de 2011 da Organização Mundial da Saúde: Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia. Os pesquisadores mediram o nível de influência das propagandas de cigarro nas crianças analisando se elas eram capazes de reconhecer logotipos de diversas marcas de cigarros. Os resultados foram considerados alarmantes: das 2.243 crianças que participaram do estudo, 68% reconheceram ao menos uma marca do produto.
O menor percentual foi encontrado na Rússia, onde 50% dos meninos e meninas identificaram pelo menos um logotipo. A maior porcentagem do estudo foi apresentada pela China, onde 86% das crianças que participaram do estudo mostraram-se familiarizadas com as marcas de cigarro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário