quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dia das Crianças: Propaganda de cigarro influencia crianças de 5 e 6 anos

Crianças de cinco e seis anos que habitam países de renda média ou baixa, como o Brasil, são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Assim, correm um risco maior de se tornarem fumantes. Apenas no Brasil, 59% das crianças nessa faixa etária conhecem alguma marca de cigarro. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado nesta segunda-feira no periódico Pediatrics
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: International Reach of Tobacco Marketing Among Young Children

Onde foi divulgada: periódico Pediatrics

Quem fez: Dina L.G. Borzekowski e Joanna E. Cohen

Instituição: Universidade Johns Hopkins, EUA

Dados de amostragem: 2.243 crianças de cinco e seis anos de idade, moradoras dos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo (Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia)

Resultado: As crianças desses países são influenciadas pelas propagandas de cigarro. Por isso, existe a necessidade de medidas mais eficazes para barrar esse tipo de publicidade
A pesquisa foi realizada nos seis países com o maior número de adultos fumantes do globo, segundo dados de 2011 da Organização Mundial da Saúde: Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia. Os pesquisadores mediram o nível de influência das propagandas de cigarro nas crianças analisando se elas eram capazes de reconhecer logotipos de diversas marcas de cigarros. Os resultados foram considerados alarmantes: das 2.243 crianças que participaram do estudo, 68% reconheceram ao menos uma marca do produto. 
O menor percentual foi encontrado na Rússia, onde 50% dos meninos e meninas identificaram pelo menos um logotipo. A maior porcentagem do estudo foi apresentada pela China, onde 86% das crianças que participaram do estudo mostraram-se familiarizadas com as marcas de cigarro.
Veja mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...