Em reunião no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na tarde desta segunda-feira (7), a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, acompanhada da Secretária Executiva do Consed, Nilce da Costa, reuniram-se com o diretor de Avaliação da Educação Básica (DAEB), Alexandre André dos Santos e o coordenador do mestrado, Dr. Renato Cislaghi, com o objetivo de estabelecer os termos do convênio de cooperação técnica entre o Inep, Ufsc, Undime e Consed para a oferta de quatorze bolsas no mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação, do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O convênio de cooperação técnica possibilitará a oferta de quatorze vagas exclusivas no mestrado, sendo 7 vagas para o Consed e 7 para a Undime. Essas bolsas serão disponibilizadas para os técnicos, profissionais e pesquisadores que se dedicam à temática dos processos de gestão da avaliação, especialmente aos membros dos núcleos de avaliação das Secretarias Estaduais de Educação, que disputarão as vagas por meio de um processo seletivo organizado pela Universidade Federal e os demais parceiros.
A professora Nilene Badeca da Costa, presidente do Consed e Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, considera uma oportunidade ímpar a capacitação de profissionais da educação, visando ao aprimoramento e facilitação da geração de conhecimento para a melhoria dos índices de desempenho na Educação. A presidente afirmou que essa parceria Inep/UFSC/Consed/Undime irá preencher uma necessidade crescente nas avaliações que é a qualificação de profissionais especializados em métodos quantitativos e de gerência em avaliação.
Segundo o professor Dr. Renato Cislaghi, o acordo beneficiará a gestão das avaliações nos órgãos de origem dos mestrandos que terão um enfoque nas pesquisas e desenvolvimento de metodologias em avaliação, com base em métodos quantitativos, visando ao aperfeiçoamento desses processos no que tange ao gerenciamento, tomada de decisão, planejamento e execução de pesquisa, aplicação de instrumentos e coleta e análise de dados.
De acordo com Alexandre André dos Santos, o mestrado promoverá o desenvolvimento de estudos para aperfeiçoamento dos processos de avaliação de ensino nas escolas brasileiras.
O mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação
O Programa objetiva ultrapassar a questão da utilização de métodos. Pretende, também, trabalhar na esfera da administração pública e, consequentemente, social com a participação de qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.
O mestrado possui duas linhas de pesquisa, sendo a primeira Gestão em Avaliação com foco na esfera da administração pública e, consequentemente, social com técnicos, profissionais e pesquisadores que se dedicam à temática dos processos de gestão da avaliação. E a segunda linha abordando os Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional, por meio dos métodos estatísticos, especialmente na avaliação educacional de grande escala.
Mais informações sobre o mestrado podem ser acessadas pelo link: http://www.mga.ufsc.br/
http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/713-consed-firmara-acordo-de-cooperacao-tecnica-para-ofertas-de-vagas-de-mestrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário