quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Etapa estadual da Conferência pelo Meio Ambiente fortalece pluralidade cultural


Patrícia Neves / Assessoria Seduc-MT
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Etapa Estadual/MT
Mais do que um espaço destinado ao debate sobre o meio ambiente, a Etapa Estadual da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis se consolida com um espaço dedicado a desconstrução de um ciclo praticado  ao longo dos anos, com a ratificação dos preconceitos das matrizes culturais brasileiras. Nos últimos dois dias (07 e 08.10), estudantes da rede pública e privada na faixa etária de 11 a 14 anos dedicam-se a troca de vivências e debatem a questão ambiental projetando ações para o futuro. Os debates são concentrados no Hotel Mato Grosso Pantanal, em Poconé (a cerca de 120 km de Cuiabá).
Para o superintendente de Diversidades Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Rui Leonardo Souza Silveira, a construção de projetos por estudantes negros, indígenas, brancos, e moradores de quilombolas sobre as temáticas água, ar, fogo e terra, traz à tona as especificidades do Estado fazendo com os estudantes sejam os propulsores das mudanças sociais almejadas. “Nós estamos construindo um debate considerando o outro”, declarou durante abertura realizada na tarde de segunda-feira (07.10).
“Esse é um espaço extremamente importante para se pensar na desconstrução de barreiras de gêneros de diversidades. Um dos grandes aprendizados é essa dimensão, de um ambiente integrado, de promoção de nossas relações com os diferentes”. A avaliação é da professora Ângela Maria dos Santos, da Gerência de Diversidades da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
Foto: Jorge Pinho (SME)
Para Xisto Tserenhiru Tserenhimi Rãmi, da Coordenadoria Escolar Indígena da Seduc-MT, o espaço é pioneiro considerando que muitas etnias ainda preservam a língua materna. “Essa dimensão integradora é única, de pensar nossas relações considerando as relações que são diferentes. O espaço é extremamente importante e possibilita essa desconstrução de barreiras”.  Além de Xisto, estão presentes aos debates representes estudantes das etnias Umutina, Bororo e Xavantes.
Conforme o regulamento da etapa nacional da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNJIMA) ‘Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis’ , dos  25 delegados (estudantes) que serão eleitos durante a etapa estadual, três representantes serão provenientes de assentamentos, da educação quilombola e do campo.
"Esse é um momento ímpar para a sociedade. Vamos trabalhar um sonho de construção de uma escola melhor", pontua Giselly Gomes, gerente de Educação Ambiental da Seduc.
A atividade realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, é organizada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), presidida pela Seduc-MT em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Saúde, Coletivo Jovem e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).


PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13845&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...