sábado, 31 de agosto de 2013

Estudante de 11 anos é admitido em universidade do Texas

Com apenas 11 anos, Carson Huey-You é o aluno mais novo a ser admitido na história da Texas Christian University. Carson, que quer ser físico quântico, tem aulas de cálculo, física, história e religião no primeiro semestre da universidade.
O garoto tinha apenas 10 anos quando se candidatou para a graduação -- ele fez 1.770 pontos de 2.400 possíveis no SAT (espécie de Enem americano) e fala mandarim. A mãe dele afirma que o menino já lia livros com dois anos e fazia contas de multiplicação e divisão aos tr~es anos.
leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/30/estudante-de-11-anos-e-admitido-em-universidade-do-texas.htm

Dormir para lembrar

Atravessar noites em claro, mesmo que seja estudando, não é a melhor forma para fixar informações. Quando somos privados de sono a capacidade de concentração, resolução de problemas lógicos e a memória operacional são prejudicadas. Mesmo as questionáveis pontuações de quociente intelectual (QI) diminuem significativamente quando a pessoa passa muito tempo acordada. “Um adulto em estado de vigília contínua por 21 horas tem aptidões equivalentes às de alguém alcoolizado a ponto de ser legalmente impedido de dirigir”, afirma o professor Sean Drummond, da Universidade da Califórnia em San Diego. Segundo ele, passar duas ou três noites seguidas dormindo tarde e acordando cedo pode provocar o mesmo efeito.

Um estudo recente realizado por especialistas da Universidade de Lubeck, na Alemanha, com 191 adultos, mostrou que dormir bem durante a noite é fundamental para nos lembrarmos melhor do que aprendemos. Os cientistas alemães realizaram especificamente dois experimentos. Num experimento foi pedido que cada participante memorizasse 40 pares de palavras; em outro, as pessoas deveriam participar de um jogo da memória. Em cada uma das atividades, metade dos voluntários era informada que faria testes para avaliação do aprendizado do dia dentro de dez horas, enquanto a outra metade fazia o teste de surpresa. Somente alguns voluntários puderam dormir durante o período entre as tarefas e a avaliação. Os autores do estudo descobriram que aqueles que descansaram obtinham melhores resultados nos testes de memória do que os que ficavam acordados, ainda que estudando.

leia mais:
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/dormir_para_lembrar.html

“A educação das crianças hoje não pode ser a mesma que foi dada a seus avós”, Maria Pilar

Diferentemente da educação do passado, a escola contemporânea precisa articular diversos espaços para garantir a aprendizagem de seus alunos. Além de expandir o potencial criativo de crianças e jovens e criar laços com as famílias, as instituições de ensino do século 21 têm a tarefa de abrir suas portas e estabelecer parcerias e vínculos com as comunidades onde estão inseridas. Ou seja, a criança que entra na escola hoje não pode encontrar a mesma estrutura pedagógica de quando estudaram seus avós.
Esses são os desafios que Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), cargo que exerceu entre 2007 e 2012, enxerga para o futuro da educação brasileira. Pilar participou da formulação do programa Escola Integrada, para o ensino fundamental de Belo Horizonte, que desde 2006 estende as oportunidades de aprendizagem para além da sala de aula, apropriando-se dos equipamentos urbanos disponíveis e aproveitando o potencial educativo existente no entorno das escolas.
Leia a entrevista: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/08/22/pilar-lacerda-%E2%80%9Ca-educacao-das-criancas-hoje-nao-pode-ser-a-mesma-que-foi-dada-a-seus-avos%E2%80%9D/

Educação integral em tempo integral no DF

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) Arapoanga, localizado em Planaltina, no Distrito Federal (DF), não toca sirene há 11 anos. Em vez do repetitivo alarme, a escola toca música para sinalizar o fim das aulas. “Como o bairro onde estamos é muito violento, sempre tem sirene de polícia e ambulância. Nós não tocamos para o aluno não identificar com aquilo que vê na rua”, explica Jordenes Ferreira da Silva, diretor da escola.

O CEF Arapoanga é uma das 23 instituições de ensino do DF escolhidas para a implantação do Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI). Desde o início de 2013, 6.831 estudantes são atendidos em 231 turmas pelo projeto da Secretaria de Educação do estado. Segundo Jeovany Machado, coordenador estadual de Educação Integral, a pasta pretende dobrar o número de escolas no PROEITI em 2014. Nessa primeira etapa, foram escolhidas escolas situadas nas regiões de maior vulnerabilidade social e com altos índices de violência.
“Durante a construção do projeto, houve reuniões com a comunidade para explicar sobre essa nova forma de atendimento, para que eles pudessem sugerir atividades interessantes para que os estudantes da região se aperfeiçoassem”, relata Machado.

leia mais:
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/08/28/educacao-integral-no-df-contempla-anseios-da-comunidade/

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Blairo Maggi classifica greve como abusiva e diz que professores já tiveram reposição

A greve dos professores da rede pública estadual que dura pouco mais de duas semanas e atinge mais de 470 mil alunos é considerada abusiva pelo ex-governador e senador Blairo Maggi (PR-MT) e traz enormes prejuízos aos estudantes, familiares e ao Estado.

A paralisação é abusiva porque, no entendimento do congressista, os professores foram a categoria que mais alcançou benefícios do governo estadual nos últimos dez anos.

“O que eles tiveram de aumento salarial de 2003 para cá... Foi recomposto tudo que eles tinham para traz no governo Dante, de reposição, 100% reposto. Ganho anual de 3% ou mais, como tiveram, e vir fazer greve agora?”, indaga.

leia mais:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Maggi_ve_greve_como_abusiva_e_diz_que_professores_ja_tiveram_reposicao&id=336905

'Robin Hoods' espanhóis roubam material escolar para crianças carentes


SEVILHA, Espanha / Andaluzia, 30 Ago 2013 (AFP) - Um grupo de militantes de esquerda invadiu, nesta sexta-feira (30), um supermercado de Sevilha, sul da Espanha, para roubar material escolar e distribuí-lo entre famílias necessitadas para a volta às aulas na próxima semana.
Mais de 200 membros do Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT) saíram do Carrefour de Montequinto, na capital andaluza, empurrando dez carrinhos de compra repletos de cadernos, canetas, lápis e dicionários, comprovou um jornalista da agência de notícias AFP.
As autoridades policiais locais ainda não tinham se pronunciado a respeito.
Agindo como um 'Robin Hood' moderno, o SAT, liderado por Juan Manuel Sánchez Gordillo, controvertido prefeito da pequena localidade andaluza de Marinaleda e deputado regional pelo partido ecologista-comunista Esquerda Unida, já havia protagonizado uma ação similar há um ano.
leia mais: http://economia.uol.com.br/noticias/afp/2013/08/30/robin-hoods-espanhois-roubam-material-escolar-para-criancas-carentes.htm

MP recomenda demissão de 164 servidores da Educação

Promotor Turin
O promotor Roberto Aparecido Turin, do Ministério Público Estadual, recomendou ao secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes, que demita 164 servidores contratados de forma temporária, que ocupam o cargo de técnico de Desenvolvimento Econômico e Social.

Entre os ocupantes dos cargos estão arquitetos, engenheiros civil, sanitarista e elétrico, além de advogados, psicólogos, contadores e economistas.

De acordo com o MPE as contratações da Seduc demonstraram a necessidade da secretaria em ter funcionários com essa qualificação de forma permanente. 

Nesse sentido, conforme destacou o promotor, o fato aponta que a contratação desses profissionais não se enquadra no conceito de "necessidade temporária de excepcional interesse público".

“A contratação temporária dos 164 profissionais pela Seduc é inconstitucional, nula de pleno direito e pode redundar em ato de improbidade administrativa daqueles que a promovem”, disse o promotor, na recomendação dirigida à Seduc.
leia mais:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=24&cid=170950

Bosque da Leitura

RIO - Uma pessegueira e um pé de café estão gerando livros numa escola municipal de Curitiba. O inusitado fato começou a acontecer depois que a direção da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva transformou uma área inutilizada de 76 metros quadrados no Bosque da Leitura. Agora, os alunos chegam ao local e “colhem” obras da literatura infanto-juvenil que são penduradas nas árvores pelos professores.

O espaço foi inaugurado na semana passada e conta com mesas e bancos de madeiras. Os livros ficam presos aos galhos por fios de náilon e os estudantes ficam à vontade para manuseá-los.
- Os alunos já estavam acostumados a ir até a biblioteca e sentar à mesa para ler um livro. Mas agora é diferente. Quando chegam ao local, eles se encantam com a ideia de colher um livro e ficam ainda mais curiosos para ler as obras. Assim que acabam, colocam de volta e pegam outro exemplar - conta a vice-diretora da escola, Greyce Serena.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/escola-de-curitiba-transforma-area-abandonada-em-bosque-da-leitura-9744041#ixzz2dSBMANfh 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

A reformulação do Ensino Médio

Prestes a divulgar a reformulação do Ensino Médio, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, divulgou informações prévias das ações que o ministério pretende implementar em 2014, caso haja disponibilidade orçamentária.
De acordo com ele, o Compromisso Nacional pelo Ensino Médio terá como pilares os seguintes projetos: programa Mais Professores, que estuda maneiras de atrair professores para os municípios com carência de docentes principalmente nas áreas de matemática, física, química e inglês; programa Quero ser professor, Quero ser cientista, em que o governo concede bolsas para alunos do Ensino Médio que optem por seguir carreira docente; e Universidade do Professor, plataforma em rede para professores consultarem a disponibilidade de bolsas e outras informações.

Leia mais:
http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/28000/em-audiencia-na-camara-mercadante-divulga-acoes-para-o-ensino-medio/

Estatuto da Pessoa com Deficiência em discussão

Deputada Mara Gabrilli
Até o dia 1º de outubro as pessoas interessadas podem sugerir mudanças no projeto do Estatuto da Pessoa com Deficiência (PL7699/06), do Senado, que está em análise na Câmara. As sugestões devem ser feitas pela internet, por meio do portal e-Democracia.

A relatora do estatuto, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), informou que em setembro serão promovidas audiências públicas nos estados para divulgar o projeto e ensinar as pessoas a utilizar o e-Democracia. Depois dessa data, a deputada vai analisar as sugestões e decidir quais serão acolhidas em seu relatório. Ela pretende concluir o texto final ainda em outubro, para que a matéria seja votada logo no Plenário da Câmara.
Mara Gabrilli, que é cadeirante, lembra que o Estatuto da Pessoa com Deficiência "trabalha com quase todas as áreas, mas principalmente com o tripé saúde, educação e trabalho, isso em sinergia com a infraestrutura e o transporte das cidades”. Outro ponto importante, diz a deputada, é a definição de pessoa com deficiência. “Quando você toca nessa questão, você está mexendo na empregabilidade, em gratuidade no transporte e outras questões centrais".
leia mais e participe:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/450111-ESTATUTO-DA-PESSOA-COM-DEFICIENCIA-JA-ESTA-EM-CONSULTA-NO-E-DEMOCRACIA.html

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Técnicos administrativos da UFMT entram em greve

Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMTparalisaram as atividades em todos os campi do estado nessa quinta-feira (29). Entre as reivindicações está a implantação de um plano de carreira, atualização de índices de reajustes salariais, regulamentação de vale alimentação e uma data base para que o governo apresente uma proposta às pautas. Eles também exigem que 10% do orçamento da União sejam destinados à educação.
Um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf),Vicente Alves de Souza, esclarece que essa iniciativa se trata apenas de um alerta ao governo sobre a possibilidade da ocorrência de uma greve, caso as solicitações da categoria não sejam atendidas. “Existem três poderes com salários diferentes. Nós não queremos aumento, queremos apenas uma equiparação”, argumentou.
Vicente explicou que essa paralisação é organizada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fusabra). “A Fusabra é quem fica ao lado do governo e determina as ações das bases. Nós apenas contribuímos com a decisão que ela nos encaminha”, disse ao G1.
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/08/servidores-paralisam-atividades-na-ufmt-para-apresentar-reivindicacoes.html

Passe livre. Quem vai pagar a conta?

Para universalizar o passe livre estudantil, o governo brasileiro gastaria pelo menos R$ 16,165 bilhões em subsídios para custear o transporte em 44 cidades (capitais ou com mais de 500 mil habitantes). Este é o resultado de um estudo sobre as propostas de ampliação do acesso ao transporte público urbano apresentado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na manhã desta quinta-feira (29).
O estudo do Ipea analisou três projetos que propõem formas de diminuição do preço das tarifas no Brasil. Para ser feita a pesquisa, foram analisadas 44 cidades e 44 viagens por mês. Nesse cenário, o passe livre estudantil beneficiaria 13,78 milhões de estudantes.
leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/29/ipea-passe-livre-estudantil-custaria-ao-governo-pelo-menos-r-16-bi.htm

Residência pedagógica

Residência pedagógica para professores das séries iniciais não ajudará a reduzir as falhas da formação de educadores se não considerar a educação básica como um todo. Essa foi a conclusão dos debatedores na audiência pública da Comissão de Educação (CE) sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2012, ontem.

Autor do pedido de audiência, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu aos participantes da reunião que enviem sugestões ao relator, Cyro Miranda (PSDB-GO). Para Roberto Requião (PMDB-PR), o problema não será enfrentado de verdade enquanto a formação dos professores não for continuada, vista como política de Estado.

— A intenção dessa proposta é maravilhosa; a consequência é nula — afirmou Requião.

leia mais:
http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/08/29/educadores-querem-ampla-residencia-pedagogica

Silval X Profissionais da Educação

Da Redação
Governador Silval Barbosa (PMDB) apela ao bom senso dos trabalhadores da educação, em cenário em que aponta a impossibilidade de atender, nesse momento, as reivindicações da classe. A pressão da categoria, em novas manifestações na quarta-feira, na Assembleia Legislativa, levou o governador a convocar reunião urgente no Palácio Paiaguás, com secretários do núcleo econômico e na presença do gestor da Educação, Ságuas Moraes. Após verificar o quadro, Silval foi claro sobre impedimentos de ordem econômica: “cumprimos todos os acordos com a classe da educação. Para atender novas reivindicações seria preciso mais R$ 282 milhões no orçamento para 2014. E não temos esses recursos. Portanto, peço aos professores que entendam a situação, porque esse é o governo que mais assegurou avanços para a área em Mato Grosso”.

leia mais:
http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=437421

Lei da Palmada em discussão

A Câmara promove, a partir desta quinta-feira, uma enquete sobre o uso de castigos físicos na educação de crianças e adolescentes.

Este é o tema do Projeto de Lei 7672/10, do Poder Executivo, conhecido como “Lei da Palmada”, que estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos.

O projeto foi aprovado por unanimidade em comissão especial em dezembro de 2011. O passo seguinte seria a aprovação da redação final pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para que a proposta, que tramita em caráter conclusivo, fosse encaminhada à análise do Senado Federal.

leia mais e participe da enquete:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/450044-CAMARA-PROMOVE-ENQUETE-SOBRE-USO-DE-CASTIGOS-FISICOS-NA-EDUCACAO-INFANTIL.html

Deputadas Mirins, parabéns Vitória Beatriz e Maria Beatriz

Foto: Jorge Pinho
As duas alunas da rede municipal de ensino, que representam Cuiabá na 5ª legislatura do Projeto Parlamento Mirim, participaram nesta terça-feira (27) da primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Após a eleição da Mesa Diretora, as alunas Vitória Beatriz Ribeiro e Maria Beatriz Macedo de Barros, ambas com 13 anos de idade, apresentaram seus primeiros projetos de lei, que foram aprovados por unanimidade pelos demais deputados mirins.

Vitória Beatriz e Maria Beatriz, alunas do 8° e 7° ano do ensino fundamental das escolas Ulisses Silveira Guimarães, bairro Ouro Fino, e Lenine de Campos Póvoas, bairro Jardim União, dividem o posto de deputadas mirins com outros 22 estudantes da rede pública e particular de Mato Grosso.

leia mais:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7366

VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meus caros,

como vocês tem acompanhado, esse Blog tem se dedicado a assuntos relacionados com a educação. Entretanto, não conseguirei deixar passar essa VERGONHA de atitude da Câmara dos Deputados, esse descaso com a sociedade, esse fechar de olhos e ouvidos para o que apontam e dizem os cidadãos de bem desse país. Um senhor, que é Deputado, está preso, condenado pela Suprema Corte, o STF, mas, por casuísmo, corporativismo e safadeza os Deputados resolvem, numa votação secreta manterem o mandato desse réu. Penso que essa indignação que temos deve servir para nos mostrar que não há como acreditar nesses políticos e que não há como obscurecer a visão.  Que essa atitude vexamitosa seja pedagógica e nos ensine a enfrentar a bancada dos condenados, a bancada da Papuda (o presídio de Brasília) e de outros mais presídios. Enfim, é preciso estar em constante vigília.

PNE: tramitação trancada pelo Governo

Situação do PNE - Após sua aprovação na Câmara dos Deputados, o PNE chegou à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual sofreu alterações que prejudicam os propósitos defendidos pela Conferência Nacional de Educação de 2010, espaço dedicado a subsidiar sua formulação. Atualmente, o texto do plano passa pela análise do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Vital do Rego (PMDB - PB). 

Favoráveis, em termos gerais, à redação definida pelos deputados em detrimento daquela aprovada na CAE do Senado Federal, os Comitês Regionais da Campanha redigiram a carta que solicita aos senadores a revisão das alterações às metas 5 - que trata do ano e idade limite para a alfabetização; 11 - que visa triplicar as matrículas em educação profissional técnica em nível médio; 12 - expansão de matrículas no ensino superior; e 20 - que trata do financiamento do novo Plano Nacional de Educação. 
(...)
Sobre o andamento do Plano Nacional de Educação, Renan Calheiros declarou que a tramitação da pauta está congelada porque o governo é contrário à vinculação dos 10% do PIB para a educação pública, defendendo um texto mais aberto, diferente daquele definido na meta 20 do projeto aprovado na Câmara dos Deputados. 

Leia:
http://www.campanhaeducacao.org.br/?idn=1180

Colóquio Internacional Paulo Freire, 19 a 21 de setembro

Um beijo de Darcy Ribeiro

VIII Colóquio

O VIII Colóquio Internacional Paulo Freire acontecerá de 19 a 21 de Setembro de 2013, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Será promovido pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas em parceria com a UFPE, a Farias & Denton e outras Instituições.

Inscreva-se

As inscrições já estão abertas em nosso site. Acesse! Participe do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.

http://coloquio.paulofreire.org.br/

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

138 escolas de MT recebem verba para ar-condicionado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) repassa desde a semana passada o quarto lote de recursos do Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE) Climatização. Ao todo, 138 escolas estaduais de 40 municípios estão sendo contempladas com R$ R$ 3.361.068,80. A verba deve ser utilizada em investimentos na melhoria da rede elétrica interna, necessária para instalação de condicionadores de ar.

A secretária-adjunta de Estrutura Escolar, Nuccia Maria Santos, ressalta que antes de aplicarem os recursos os diretores devem estudar o manual orientativo encaminhado pela Seduc, a todas as 739 escolas do Estado. O Manual oferece orientações técnicas para tomada de preço, contratação das empresas, execução e prestação de contas dos serviços realizados.

Somados aos R$ 9,9 milhões repassados a 271 escolas no mês de julho, já são mais de R$ 13,2 milhões do PDE Climatização disponibilizados a 409 unidades de ensino. O programa conta com um total de pouco mais de R$ 19,5 milhões para investimentos em todas as escolas estaduais. Os outros R$ 6,3 milhões serão repassados em mais dois lotes até dezembro.
leia mais:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=170761

Rede Municipal aceita proposta e finaliza Greve

Os profissionais  da Rede Municipal da Educação de Cuiabá decidiram em Assembleia Geral colocar fim à paralisação iniciada a uma semana. O retorno às atividades deve ocorrer na quinta-feira, 29/08.  

SME apresenta nova proposta de reajuste salarial

O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, protocolou na manhã desta quarta-feira (28) uma nova proposta de reajuste salarial para o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Cuiabá (Sintep).
A proposta da Prefeitura e Cuiabá é de mais 2% de ganho real na folha de pagamento do mês de dezembro de 2013 e de mais 2% na folha de março de 2014. Com esta proposta, a Prefeitura de Cuiabá totaliza um aumento salarial de 14,77% concedido em 2013, uma vez que já foram concedidos este ano 12,77%.
A nova proposta de reajuste foi apresentada ao Sintep pelo prefeito Mauro Mendes e o secretário Gilberto Figueiredo durante reunião realizada na noite de ontem (27) e oficializada na manhã de hoje.
A Prefeitura de Cuiabá aguarda uma posição do sindicato ainda hoje, uma vez que ele se reunirá com os demais profissionais da educação durante assembleia para analisar e deliberar sobre a nova proposta.
Fonte:  Rosane Brandão
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7365

Câmara discute obrigatoriedade de música e artes no ensino fundamental

A Comissão de Educação promove debate nesta tarde sobre o projeto de lei que inclui o ensino de música, artes plásticas e artes cênicas no currículo obrigatório das escolas do ensino fundamental.

O PL 7032/10, do Senado, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), que não é explícita quanto às disciplinas relacionadas às artes. Apenas define que "o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica". O ensino de música, no entanto, já é obrigatório desde 2008.

Segundo a proposta, do ex-senador Roberto Saturnino, o sistema de ensino terá cinco anos para se adaptar à regra.

Tramitação
Os projetos que criam disciplinas nos currículos escolares são analisados de forma  pela Comissão de Educação e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Porém, a grande maioria não chega a ser analisada pela CCJ, já que é rejeitada pela Comissão de Educação. Um dos argumentos para a rejeição é o fato de que a construção do currículo escolar é considerada competência dos sistemas de ensino e das próprias escolas.

Foram convidados para a audiência, sugerida pelo deputado Raul Henry (PMDB-PE):
- o coordenador-geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ítalo Dutra;
- o presidente do Conselho Nacional de Educação do MEC, José Fernandes de Lima;
- a presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb) e Coordenadora do Curso de Artes Visuais da UFPE, Maria das Vitórias Negreiros do Amaral;
- a diretora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB), Izabela Costa Brochado; e
- o professor do Curso de Teatro da UnB José Mauro Barbosa Ribeiro.

Íntegra da proposta:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/450247-EDUCACAO-DISCUTE-AULA-OBRIGATORIA-DE-MUSICA-E-ARTES-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL.html

Concurso Despertar para a Ciência. Inscreva sua escola

O concurso “Despertar para Ciência” é uma iniciativa do PortalCiencia com o intuito de educar e divulgar a ciência em escolas de ensino médio no Brasil. Através da doação de equipamentos fundamentais para a formação de um laboratório de ciências, o concurso busca  instigar os alunos de escolas brasileiras a questionarem a respeito da educação cientifica no mundo e seus efeitos na sociedade.
Cada escola cadastrada irá submeter uma redação de até no máximo 30 linhas em formato  JPEG ou PDF para que sejam votadas pelo público no site PortalCiencia.org.
As três escolas vencedoras irão receber uma grande quantidade de equipamentos que auxiliam a compreensão de conceitos básicos para a educação cientifica.
Os três alunos que tiverem mais votos irão receber um passeio cientifico com a supervisão de um dos colaboradores do PortalCiencia.
Leia mais:
http://portalciencia.org/concurso-despertar-para-ciencia/

"É preciso repensar o conceito de escola", diz Bernardo Toro

O modelo de escola adotado na América Latina não funciona, e a chave para a sua melhoria está em repensar o próprio conceito de educação. A opinião é do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, professor aposentado da Universidade Javeriana, de Bogotá, e membro dos conselhos da Confederação Colombiana de ONGs e do Centro Colombiano de Responsabilidade Empresarial.
Toro esteve no Brasil na semana passada para participar do Salamundo 2013, evento internacional de educação realizado em Curitiba. “Muitas pessoas definem a escola como um lugar onde se dá aulas, e o educador como o profissional destinado a dar aulas”, disse. “Dar aulas é apenas uma estratégia; o objetivo da escola e do professor tem que ser que os alunos aprendam.”
“A educação existe por um único motivo: porque saber não é natural do ser humano”, afirmou. “Sendo a educação um instrumento artificial, podemos mudá-la em nosso proveito.”
Em 1997, o pesquisador definiu sete capacidades que considerava necessárias desenvolver em crianças e jovens para que tivessem participação produtiva no século 21: leitura e escrita; cálculo e solução de problemas; análise, síntese e interpretação de dados, fatos e situações; compreensão e atuação em seu entorno social; recepção crítica dos meios de comunicação; localização, acesso e melhor uso da informação acumulada; e planejamento, trabalho e decisão em grupo.
Mais de uma década e meia depois, Toro insiste que a lista, que chamou de Códigos da Modernidade, ainda é válida. “Acrescentei apenas um código a mais: é preciso aprender a ajudar e a pedir ajuda”, disse, em entrevista à CH On-line. Segundo o colombiano, nenhum sistema de ensino público segue integralmente o modelo que ele propõe.
Leia mais:
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2013/08/por-uma-nova-escola

Professores marcam protesto na Assembleia Legislativa e oitiva de Ságuas é cancelada

Na iminência da tomada dos professores da rede estadual de ensino, em greve há mais de duas semanas, do Legislativo Estadual, a oitiva do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT) à Comissão Educação, Ciência, Tecnologia, Desporto e Lazer, sobre a atual situação da Pasta, prevista para acontecer nesta quarta-feira (28), foi cancelada sem data prevista para acontecer.
A manifestação dos professores faz parte da agenda de mobilização que a categoria deliberou em assembleia geral para reforçar o movimento grevista, iniciado há 17 dias. A partir das 10h educadores da Capital e interior realizam a ocupação e almoçam no local. 
leia mais:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Professores_marcam_protesto_na_AL_e_oitiva_de_Saguas_Moraes_e_cancelada&id=336622

Plataforma de Letramento será lançada



A Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) vão lançar na próxima segunda-feira (2) um ambiente virtual de aprendizagem voltado para educadores e demais profissionais que atuam na garantia de acesso ao mundo da escrita. O ambiente, chamado Plataforma de Letramento, será lançado às 9 horas e os interessados poderão acompanhar ao vivo pela internet.
Para mais informações, acesse a página da Plataforma no Facebook.

UNEMAT: 6º Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura (Enalihc)

Tem início nesta quarta-feira (28) o 6º Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura (Enalihc), promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso em Cáceres. A abertura oficial será às 19h30 no Museu da Unemat, na Cidade Universitária.
O evento tem como objetivo proporcionar um espaço para consolidação dos estudos e pesquisas das Ciências da Linguagem, envolvendo professores e acadêmicos.  O encontro ocorre a cada dois anos e é promovido pelo Centro de Pesquisa e Estudos da Linguagem (Cepel), juntamente com o mestrado em Linguística e, nesta edição, também com o Doutorado Interinstitucional em Linguística da Unemat/Capes e Unicamp, que está em fase de encerramento.
http://www.novoportal.unemat.br/index.php?pg=noticia/8252/Encontro%20Nacional%20de%20Linguagem,%20Hist%F3ria%20e%20Cultura%20come%E7a%20nesta%20quarta%20(28)#.Uh3bR5LVAZ4

Projeto para revitalizar região do Porto de Cuiabá deve custar R$ 28 milhões

Apontada por historiadores como o berço da capital mato-grossense, a região do porto de Cuiabá deve sofrer intervenções radicais orçadas em R$ 28 milhões com intuito de se apagar o atual retrato de abandono e de promover o espaço a ponto de visitação turística até a Copa do Mundo de 2014. Pelo menos esta é a ambição do plano apresentado à imprensa nesta terça-feira (27) pela Prefeitura, o projeto Porto Cuiabá, que prevê a ampliação do Museu do Rio, a abertura de ciclovias, de um calçadão, espaços de lazer, quiosques, uma praça e um estacionamento, entre outras ações paralelas de saneamento e revitalização que façam retomar a relação dos cuiabanos com o rio Cuiabá.
“Hoje, as pessoas têm muito menos contato com o rio. Não há mais restaurantes nem aquelas rampas de acesso, a região está abandonada, dominada por usuários de drogas, pela prostituição e o rio está inacessível. A cidade se desenvolveu a partir do rio, mas foi se virando e hoje está de costas para ele”, resumiu o secretário de governo Fábio Garcia sobre o objetivo do projeto, concebido pelos arquitetos Paulo Crispim e Marcela Carbonieri.
leia mais: 
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/08/projeto-para-revitalizar-regiao-do-porto-de-cuiaba-deve-custar-r-28-milhoes.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...