PRISCILLA VILELA
Secom Cuiabá |
Alunos e escolas da rede municipal de ensino poderão concorrer a prêmios participando do 1º concurso de desenho e redação desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. O tema “Acesso à informação: Um direito de todos”, será apresentado à população durante a Semana da Transparência, que acontece neste mês de maio.
Serão três categorias para a competição: desenho (1º ao 5º anos), redação (6º ao 9º ano) e escola cidadã, cuja premiação será atribuída para a instituição que desenvolver o melhor plano de mobilização e sensibilização ao tema. Ao todo serão 28 prêmios e os vencedores serão conhecidos no final deste ano.
Entre as ações que poderão ser exploradas na disputa está a Lei da Ficha Limpa para Cargos Comissionados, Decreto de Nepotismo, Cadastro Municipal de Impedidos (CIM), entre outros instrumentos de transparência que poderão ser conferidos em no site da Prefeitura de Cuiabá.
A Semana da Transparência será realizada pela Prefeitura de Cuiabá entre os dias 12 e 16 de maio, em comemoração aos dois anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. O evento contará com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União (CGU), entre outros órgãos.
O controlador-geral do município, Marcelo Bussiki, explica que a principal meta da Semana da Transparência é ensinar aos jovens a importância de que todos os cidadãos fiscalizem as ações do Poder Público, através das ferramentas que são fornecidas pela administração.
“Fazemos questão de garantir que todos os munícipes possam ter acesso à Prefeitura, mas muitas pessoas ainda não têm ciência da importância de sua participação nas decisões públicas. Por isso, queremos despertar nos cidadãos o interesse em participar ativamente da administração, não só reclamando, mas fiscalizando e opinando”, disse.
O prefeito Mauro Mendes ressalta a importância de se levar o conceito de transparência para os jovens. “Nossa gestão não tem medido esforços para desenvolver ferramentas que dêem ao munícipe a oportunidade de acompanhar de perto nossas ações. Todos estão tendo o direito de participar do Governo”, vaticinou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário