quarta-feira, 26 de março de 2014

Rede Pública de Nova Mutum está integrada no Ciclo de Formação Humana

A rede pública em Nova Mutum (250 km de Cuiabá) implantou há quatro anos uma rede educativa integrada, denominada Sala dos Gestores. Uma vez por mês, ao longo de oito horas, diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública estudam e debatam coletivamente estratégias de atuação, pautados  na compreensão e respeito quanto às fases de desenvolvimento de cada aluno. O sucesso dessas discussões tem fortalecido o Ciclo de Formação Humana que atende a 11 mil estudantes do município.
A organização por Ciclos  nas 11 unidades escolares da rede pública (Estado/ Municípios) em Nova Mutum apresentam resultados exitosos nos Índices de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Nas escolas estaduais a última avaliação Ideb apontou números superiores à média nacional, chegando a 4.8, enquanto a nacional foi de 4,1. Os anos  iniciais, são de responsabilidade do município. Nesse – 1º e 2º ciclo – as escolas atingiram  o índice atingiu 5.4.
“Estamos pautados pelo regime de colaboração (trabalho conjunto entre Estados e município) e essas discussões permitem uma avaliação integrada quanto ao desenvolvimento do Ciclo. Independente da escola a que pertençam esses  meninos e meninas todas  são estudantes da rede pública”, declara a assessora pedagógica de Nova Mutum, Alice Faccio. 

Alice pontua que todo o processo de discussão para o atendimento  começou a ser organizado há três anos com o redimensionamento da rede e posteriormente a correção de fluxo (enturmação). “O planejamento coletivo, o papel dos gestores, a identificação das fragilidades no processo de ensino aprendizagem, por meio de um diagnóstico preciso de cada aluno são estratégias implementadas por meio do Ciclo de Formação”.
Na Escola Estadual Rui Barbosa, professores e comunidade aprenderam mais sobre a forma de organização que possibilita as unidades escolares ser um espaço formador global. “Era preciso tirar o estigma de que a reprovação resolve”. Para auxiliar os profissionais quanto a compreensão, a direção da escola investiu em formação. “Levamos para Sala do Educador um psicólogo que explicou sobre a o desenvolvimento físico e psicológico e as necessidades de cada faixa etária”, relata a assessora.
Como a organização pelo Ciclo de Formação permite que os professores mantenham avaliações conceituais, a escola adotou um Caderno de Campo. Com emprego desse recurso  o professor  mantém anotações quanto ao  processo de ensino e aprendizado, assim como as intervenções necessárias para a superação  de fragilidades.
Possibilitar o repensar sobre as antigas formas de currículo, da avaliação e da relação entre professores e estudantes, é um dos focos de atuação desenvolvidos  pela equipe da Escola Estadual Padre  Jhoanes Bertold Henning. A unidade instalada na comunidade de Ranchão (a 60 km da sede de Nova Mutum) atende no total 686 estudantes.
“Toda modificação leva tempo para ser absorvida. No sistema seriado só o que valia era a nota, a aprovação ou reprovação e o Ciclo de Formação nos permite uma avaliação diária, descritiva. Cada um é valorizado dentro de sua faixa etária e capacidades”,  finaliza a diretora Elenita Maria da Silva.

PATRÍCIA NEVES 
Assessoria Seduc-/MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14202&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...