quarta-feira, 26 de março de 2014

Conteúdo da escola fica mais simples, diz medalhista de olimpíada de física

Marcelle Souza
Do UOL, em São Paulo
Giovani Hidalgo Ceotto tem 17 anos e
é medalhista de olimpíadas de física
Se para muita gente as fórmulas de física são indecifráveis e alguns exercícios impossíveis de resolver, para estudantes como Giovani Hidalgo Ceotto, 17, as aulas do 3º ano do ensino médio já ficaram fáceis demais.
Medalhista de várias olimpíadas de física e química, ele diz que a preparação para cada disputa é um incentivo para ir mais a fundo na matéria. "Conforme você vai avançando, o conteúdo fica mais simples e é mais difícil de esquecer. Você começa a entender o propósito dos conteúdos e não precisa mais ficar decorando as fórmulas, porque entende de onde elas vieram", diz.
O interesse pelas exatas surgiu na 8ª série, quando prestou a sua primeira olimpíada de física. Estudou sozinho a partir de vídeos, conteúdos e exercícios encontrados na internet.
Depois da primeira medalha de ouro, ele começou a trocar experiências com outros estudantes em grupos no Facebook e hoje faz parte de uma turma específica de exatas no colégio. "O conteúdo do ensino médio é muito solto. Quando você se aprofunda, ele se torna mais realista e mais interessante", diz o aluno, que costuma ajudar os colegas que não têm tanta facilidade na disciplina. "Às vezes eu me empolgo na explicação e acabo indo além da matéria da prova", afirma.
Na última competição de que participou, a Olimpíada Paulista de Física, Giovani tirou 92 dos 100 pontos possíveis na prova e levou medalha de ouro. Ele pretende fazer vestibular para engenharia, mas ainda não definiu a área nem a instituição que quer estudar.

http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/03/25/conteudo-da-escola-fica-mais-simples-diz-medalhista-de-olimpiada-de-fisica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...