sexta-feira, 14 de março de 2014

Instituto crescer lança programa aprender em rede, iniciativa educacional para promover projetos colaborativos online

O Instituto Crescer (www.institutocrescer.org.br) lança o Programa Aprender em Rede, iniciativa educacional que visa fomentar a prática de trabalho por projetos colaborativos online, para troca de experiências regionais e culturais, entre alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio.
    “Nosso objetivo é incentivar práticas pedagógicas inovadoras, baseadas em projetos intraescolares, que levem ao desenvolvimento de competências básicas para o século XXI, além do conhecimento de outras realidades, culturas e pessoas, fundamental para quem vive em um mundo globalizado”, explica Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer e Doutora pela Faculdade de Educação da USP com especialização em tecnologias aplicadas à educação.
    “Os participantes terão a oportunidade de conhecer outras culturas e desenvolver competências básicas para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, como a comunicação em rede, pesquisa, produção de textos e o uso das tecnologias digitais”, acrescenta.
Veja também: Alunos são chamados a trocar trabalhos  

Os projetos serão realizados entre os dias 1 de abril e 6 de junho e irão contemplar os seguintes temas:
    - Para o Ensino Fundamental I – Projeto Pequenos Chefs - Alunos trocarão receitas regionais e prepararão os pratos para degustação.
    - Para o Ensino Fundamental II – Projeto Eu e meu Mundo - Alunos compartilharão fotos do lugar em que vivem e analisarão os diferentes ecossistemas que regem o estilo de vida de cada um.
    - Para o Ensino Médio – Projeto Pedalar - Alunos serão incentivados a pesquisar como a bicicleta vem sendo utilizada como meio de transporte ao redor do mundo e propor um projeto de mobilidade para o local onde vivem.
    O Instituto Crescer irá organizar comunidades no Facebook para conectar os professores. Assim, ao longo das atividades os professores poderão coletar materiais produzidos por outras escolas e compartilhar com seus alunos.
    A inscrição e participação nas comunidades do Aprender em Rede são exclusivas aos professores, que devem ter o aval da escola e autorização dos pais para a troca e compartilhamento de informações online.
    Os professores interessados podem fazer inscrições em http://blogaprenderemrede.wordpress.com/.
Com informações do Instituto Crescer 
http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/792-instituto-crescer-lanca-programa-aprender-em-rede-iniciativa-educacional-para-promover-projetos-colaborativos-online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...