quinta-feira, 13 de março de 2014

Bibliotecários da rede municipal de educação comemoram seu dia

Rosane Brandão

A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite desta quarta-feira (12) uma solenidade para comemorar o Dia do Bibliotecário. A comemoração reuniu parte da equipe de bibliotecários da rede municipal de ensino, incluindo os que atendem nas bibliotecas Saber com Sabor.
Os bibliotecários se reuniram no auditório da secretaria para celebrar a data e discutir ações que envolvem os profissionais e as atividades que serão desenvolvidas nas bibliotecas da rede municipal ao longo do ano de 2014. 
Segundo a coordenadora das bibliotecas, Edvair Alves, a rede municipal de ensino conta hoje com 60 bibliotecários, sendo 15 deles atuando nas oito bibliotecas Saber com Sabor.
Conforme destacou Edvair Alves, com a Lei 12.244, aprovada em maio de 2010, ficou estabelecido que até maio de 2020 todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil deverão possuir bibliotecas. “Sem dúvida é um grande avanço, pois permitirá que crianças, jovens e adultos tenham uma ampliação de acesso ao universo da leitura”.
No entanto, segundo a coordenadora, a lei também traz um grande desafio, uma vez que não basta disponibilizar os livros ao público interessado. É necessário que as bibliotecas sejam bem administradas. 
“Vale destacar a importância de um profissional que empregue estratégias inovadoras e adequadas para a construção de uma cultura de leitura e comportamento leitor, atuando em parceria com os professores, comunidade e parceiros, pois esses profissionais fazem toda a diferença no tratamento com o acervo e na disponibilidade do mesmo para o leitor”, observa Edvair Alves.
Os Bibliotecários da rede municipal, conforme lembra Edvair Alves, são formados em Biblioteconomia e todos possuem o registro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) para desempenho de suas funções.
Desde a sua fundação, em Dezembro de 2001, as Bibliotecas Comunitárias “Saber com Sabor” contavam somente com Técnicos de Multimeios Didáticos (TMDs) para desempenhar as funções de Bibliotecário. “Hoje somam oito unidades e contam com 15 bibliotecários”.
O Dia do Bibliotecário é comemorado em todo o território nacional no dia 12 de Março. Foi instituído nesta data em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, que nasceu neste dia. O escritor foi o primeiro bibliotecário concursado do Brasil e integrava a equipe do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/bibliotecarios-da-rede-municipal-de-educacao-comemoram-seu-dia/8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...