sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia da Poesia: ‘Poetar’ é preciso! reune amantes da arte na Casa Silva Freire

Silva Freire poeta, advogado, professor na Faculdade de Direito da UFMT | Foto: Arquivo 
















Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia a ser comemorado neste dia 14 por ocasião do nascimento do poeta Castro Alves, a Casa de Cultura Silva Freire (CCSF) promove uma poetada no Centro Histórico. O evento vai homenagear os poetas cuiabanos, Silva Freire, Sérgio Dalate, Antônio Sodré e Ronaldo de Castro e vai acontecer a partir das 18h, no espaço onde será a futura sede da entidade, localizado na esquina das ruas 12 de Outubro com Pedro Celestino.

A diretora da CCSF, Larissa Spinelli, explica que uma data tão importante quanto esta não poderia passar em branco e, sendo a entidade guardiã e promotora do acervo do poeta Silva Freire, nada mais justo que abraçar também a poesia de outros da região como Dalate, Sodré e Castro. Na empreitada ela conta com a parceria do professor do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), Luiz Renato Souza Pinto; a professora da UFMT, Maurília Valderez e também com a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

No local haverá espaço para que qualquer pessoa possa declamar a poesia de sua preferência, mas também haverão alguns convidados que farão esse papel para incentivar o público. Além de declamações o evento também apresentará o documentário “Ivens Cuiabano – O poeta bem comportado” da Dona Lola Produções e videopoemas. Outra atração serão as poesias esculturas do artista Luís Segadas que estarão expostas para apreciação. Haverá também música para embalar a noite de poetada e comida típica sendo comercializada.

O evento, conforme explicou Larissa, é parte do calendário que a CCSF pretende implantar para ocupação do espaço ainda que ele não tenha uma obra física. E isso é bem o espírito que o aniversariante desta sexta pregava: “A praça, a praça é do povo, como o céu é do condor”, dizia Castro Alves. Portanto, que o povo ocupe o espaço que é seu que é o Centro Histórico e o utilize para o convívio e a arte.

Para preparar o público para a grande noite a CCSF indica alguns versos dos homenageados.


De Silva Freire quando lhe perguntaram sobre o que representa a poesia ele disse:

“fruta madura, pendendo do galho da encantada laranjeira cuiabana; a gente querendo despencá-la no chuço da taquara interior e, de repente, a fruta reverdece no cacho, endurecendo seu talo... Paciência, recomeçar o namoro com a fruta”! (Barroco Branco, 1989).

De Sérgio Dalate:

“Tudo rápidos
como se furta um
vida curta:
tão cartoon!”

De Antônio Sodré:

As aranhas

Deixem que as aranhas façam suas casas dentro de vossas casas, oh, homens! – Pois do mesmo modo, a natureza, doou do céu para que vocês pudessem construir suas pequenas casas, dentro de outra casa maior: o mundo. – Por isso mesmo deixem que as aranhas façam suas casas sob vossos tetos. Oh! Homens! – assim agindo vocês farão justiça, pois assim como vocês receberam o direito de poder tecer vossas moradias dentro do mundo, do mesmo modo, as aranhas têm esse direito, de tecer vossas teias debaixo de vossos “têiados”. Sendo, pois, uma casa dentro de outra casa habitando eventualmente, homens e aranhas, no tecer das horas e das teias.

De Ronaldo Castro

Cuiabanália (fragmento)
Ah! cuiabanália...
Pobre não mora, formiga
nas favelas do BNH.
Rico vira executivo
e coça no CPA.

http://www.24horasnews.com.br/entretenimento/ver/dia-da-poesia-rpoetarr-e-preciso-reune-amantes-da-arte-na-casa-silva-freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...