DA REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetuou na semana passada o último repasse do Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE) Climatização. Ao todo, R$ 2.850.724,79 foram encaminhados a 157 escolas estaduais de 50 municípios. Somados aos cinco primeiros lotes, a Seduc concluiu o investimento de R$ 19,5 milhões nas 739 unidades de ensino da rede estadual.
Os recursos do PDE Climatização são destinados à melhoria da rede elétrica interna das escolas, necessária para instalação e funcionamento de condicionadores de ar. Com a verba, os diretores juntamente com os respectivos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE) devem efetuar a realização das obras.
A secretária-adjunta de Estrutura Escolar, Nuccia Maria Santos, ressalta que para auxiliar o trabalho dos gestores, a Seduc elaborou e encaminhou um manual orientativo com informações sobre a aplicação da verba. O documento contém informações técnicas para tomada de preço, contratação das empresas, execução e prestação de contas dos serviços realizados.
Ela enfatiza que os diretores, devem estudar o manual antes de contratarem as empresas que farão as obras. A melhoria na rede elétrica interna é necessária para ligação dos postos de transformação da energia de alta tensão, proveniente da rede externa, que estão sendo instalados nas escolas.
Em 2013, 297 unidades estão passando por processo de instalação dos postos. “Com os postos mais a melhoria elétrica interna em função do PDE Climatização, essas unidades serão de fato climatizadas, pois poderão ligar os condicionadores de ar sem riscos de queda de energia”, citou Nuccia.
Balanço
Das 739 escolas estaduais em Mato Grosso, 120 já possuem condicionadores de ar instalados e em funcionamento. Este ano, com o PDE Climatização mais os postos de transformação, outras 297 unidades estão sendo climatizadas. Para 2014, a meta é climatizar mais 160 escolas o que resultará em 577, número equivalente a 78% do total.
As únicas unidades que não serão climatizadas até o final do ano que vem são as do campo e indígenas, pois não possuem rede externa de alta tensão. Ao todo são 160 unidades que juntamente com as 120 que já possuem condicionadores de ar em funcionamento poderão solicitar à Seduc, a aplicação do PDE Climatização em outras melhorias estruturais.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=176263
Nenhum comentário:
Postar um comentário