Do G1 MT
O ano letivo de 2013 na rede estadual de ensino de Mato Grosso deve terminar em fevereiro do ano que vem, segundo informou a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Por causa da greve dos professores e demais trabalhadores do setor, que foi suspensa nesta quinta-feira (17), após 67 dias, os estudantes perderam 49 dias de aula. O ano letivo de 2014 vai começar no início de março, como prevê a secretaria.
Estão mantidos o recesso de final de ano e as férias dos professores, disse Rosa Neide Sandes de Almeida, titular da Seduc. “Os professores têm mais de 40 dias para repor as aulas. E, apesar do final do ano e das férias, vamos cumprir esse calendário de terminar o ano letivo até o final da primeira quinzena de fevereiro. E iniciar o próximo ano letivo já em março”, afirmou.
A paralisação de mais de dois meses não afeta as férias dos profissionais da Educação, a não ser que eles não queiram usufruir desse direito, segundo o presidente do sindicato que representa a categoria (Sintep-MT). “Os trabalhadores têm direito a 30 dias. Então, se começar no dia 22 de dezembro, por exemplo, deverão voltar no dia 23 de janeiro. A não ser que os profissionais abram mão desse direito”, disse Henrique Lopes do Nascimento.
De acordo com o sindicalista, as escolas têm a obrigatoriedade de trabalhar, no mínimo, 200 dias letivos. Ele disse esperar que o resto do ano letivo de 2013 e o ano letivo de 2014 possam ser finalizados no próximo ano. “Portanto, com um pouco de esforço, e se o governo não vier com medidas que façam com que a categoria retome a greve, é possível que seja dessa forma”, disse Nascimento.
A greve dos trabalhadores foi suspensa após assembleia geral da categoria, na tarde desta quinta-feira, depois que a proposta do governo foi aceita pela maioria dos profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário