quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Chuva destelha creche e causa estragos

Foto: Priscila Silva
Fernanda Escouto e Priscilla Silva
A chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (1º) em Cuiabá, provocou estragos em diversos pontos da cidade. Por conta da forte ventania, que veio junto com a tempestade, o telhado de uma creche, no bairro Despraiado, foi destelhado. No momento da chuva, 90 crianças estavam na unidade. Elas acabaram socorridas por um vizinho. Ninguém ficou ferido. 
O prédio da creche municipal Renisea Guilhermette Barua passou por uma reforma há quase um ano, ocasião em que o teto foi reformado. A parte que foi levada pelo vento atingiu a sala de aula que atende os alunos do jardim um.
“Acabou a luz, e o teto foi levado pelo vento. Nós tivemos que atravessar as crianças debaixo das telhas derrubadas durante a chuva”, relatou a conselheira da unidade, Andréia Laura Costa campos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e isolou o local. O acesso ao prédio para recolher os materiais das crianças, que ficaram para trás, só foi permitido com a chegada de funcionários da empresa responsável pela obra.
Após o incidente a empresa que foi responsável pela reforma da creche compareceu ao local para fazer uma avaliação prévia. Segundo o técnico da empresa Aroeira Construções Alexandre Nogueira a ‘queda’ do telhado ocorreu devida a intensidade do vento que foi superior ao que a estrutura suporta.
O representante da empresa também reforçou que a posição geográfica onde está à escola favoreceu a queda do telhado. “A creche está posicionada em uma área onde não tem nada em volta, quando o vento veio em sua direção ocorreu um efeito de ‘empuxo’ o que fez com que o material fosse arremessado”, justificou. O material utilizado para a cobertura da edificação foi o isotérmico, composto por zinco e isopor.
A creche Renisea Guilhermette Barua existe há oito anos e atende crianças do bairro Despraiado e região. Atualmente 110 pequenos estão matriculados na unidade e a preocupação agora é para onde elas serão remanejadas com a interdição da creche.

A Defesa Civil do município informou que não foi acionado para a ocorrência na creche, mas relatou que além da ventania e chuva também houve queda de granizo em algumas regiões da capital, dentre elas está o bairro Jardim Cuiabá. O gelo teria “o tamanho de um grão de feijão”.
Fotos: Internauta / Priscilla Silva / Luciana Serafim

Veja Nota de Esclarecimento da SME
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/430550/t/chuva-destelha-creche-e-causa-estragos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...