Mães recorreram aos conselhos tutelares para conseguir vaga em creches.
Cerca de 90% dos pedidos de ajuda são da região do Coxipó e Pedra 90.
Do G1 MT
CMEI Ady Figueiredo (Pedra 90) Foto Jorge Pinho (SME) |
Nos cinco primeiros meses deste ano, 1.748 mães recorreram a conselhos tutelares de Cuiabá porque não conseguiram vaga para os filhos nos centros municipais de Educação Infantil (Cmei) ou em creches. O conselho que atende a região do Pedra 90 foi o que recebeu a maior demanda. Um total de 1.091 mães procuraram ajuda do órgão. Em segundo lugar está o conselho da região do Coxipó. Nessa unidade, 480 mães pediram ajuda para matricular os filhos.
Essas duas unidades compõem a região sul da cidade e juntas representam cerca de 90% de toda a demanda registrada em Cuiabá. Conforme dados dos conselhos tutelares, a quantidade de mães que procuraram os conselhos neste ano em busca de vagas em creches já é três vezes maior que o registrado no ano passado.
Segundo o conselheiro tutelar Rivail de França Barbosa, esse problema seria consequência da construção e distribuição de casas populares em regiões sem a estrutura. Outro problema seria a falta de vagas em escolas públicas nessas regiões. "Quando chegamos aqui havia o projeto para a construção de uma creche, mas até agora nada. Está complicado, com os filhos em casa eu não tenho como trabalhar. Daí começa a faltar alimento", reclamou a dona de casa Denilde Silva.
Quem recebe o Bolsa Família precisa que a criança esteja frequentando a sala de aula. Caso contrário, exiete o risco de perder o benefício. Quando o problema chega ao conselho, ele é repassado para a Secretaria Municipal de Educação. Mas segundo França Barbosa, poucas solicitações são atendidas.
O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, argumentou que o motivo da falta de estrutura dos conjuntos habitacionais é a falta de recuros repassados pelo governo federal. Segundo o secretario o problema é grave e não dá para ser resolvido a curto prazo. Porém, ele ressaltou que providências já foram tomadas para amenizar a falta de vagas na região do Altos do Parque, no Coxipó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário