sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pelo menos 16 mil alunos retomam atividades do Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação, ofertado em pelo menos 80 escolas da rede municipal de Cuiabá, iniciou esta semana com as atividades do ano letivo de 2014.
O programa, que beneficia mais de 16 mil alunos do ensino fundamental, oferece acompanhamento pedagógico, aulas de educação ambiental, arte, esporte, lazer entre outras atividades, que são realizadas no contraturno escolar.
A Escola Municipal de Educação Básica Doutor Fábio Firmino Leite, uma das unidades com o maior número de inscritos no programa, preparou uma acolhida especial para os alunos. Nesta escola oito monitores vão dividir as atividades ofertadas a pelo menos 320 alunos inscritos nas aulas do Mais Educação.
Ariane Arinos de Paula, 8 anos, é aluna do 3° ano e diz que aguardava ansiosa o retorno do programa. “Eu gosto muito de fazer as aulas e quando fico de férias é chato, porque não tenho nada pra fazer em casa, aqui pelo menos eu aprendo e me divirto”, disse a aluna que participa do programa desde o ano passado.
O aluno Gabriel Dias, 7 anos, está entrando este ano para o programa, mas também estava ansioso para começar. A ideia de colocá-lo para praticar alguma atividade extraescolar partiu da mãe, que encontrou no programa uma boa solução para tirá-lo dos jogos eletrônicos, como computador e videogame. “Eu ainda não sei qual atividade vou escolher, mas quero que seja algum esporte, pode ser caratê e futebol”, disse Gabriel.
Conforme explica o articulador do programa do Doutor Fábio, professor Edilson Marques de Moraes, a escola preparou algumas novidades para trabalhar com as crianças este ano. Além do acompanhamento pedagógico, que é uma atividade obrigatória do programa, a escola pretende dar um enfoque maior na atividade “economia sustentável”, destacando a jardinagem e a horta sustentável.
“Vamos dar uma cara nova para nossa escola, fazendo uma horta e um belo jardim, com direito a um cantinho das flores e do chá, onde terá até ervas medicinais e um pomar”.
A intenção, segundo o professor, é mostrar para os alunos quais as vantagens de produzir um espaço como esse. “Pretendemos utilizar os alimentos na merenda escolar, além disso, vamos aliar a teoria à prática”.
O tema educação e tecnologia, com ênfase na informática, também será trabalhado. “Vamos mostrar como essa ferramenta pode auxiliar os alunos de forma positiva nas tarefas e trabalhos escolares, principalmente com jogos educativos e pedagógicos”.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Lucilene Lescano, destaca que o Programa Mais Educação vem para dar suporte aos professores, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizado do aluno.
O programa é mantido nas escolas com recursos do Ministério da Educação e prioriza atendimento aos alunos beneficiários do programa Bolsa Família.
É ofertado em sete Macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Comunicação uso de mídias, Cultura Digital e Tecnológica; Cultura, Arte e Educação Patrimonial;  Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; Esporte e Lazer; Educação em Direitos Humanos; e Promoção da Saúde.
Os alunos participantes do Programa Mais Educação têm a possibilidade de participar de todas as atividades cadastradas pela escola.

Fonte:  Rosane Brandão

http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=8239

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...