segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Piaget ainda mal interpretado

Os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco Foto: Getty Images
Neste dia 16 de setembro, completam-se 33 anos da morte de Jean Piaget. E ainda há educadores que interpretam mal seus conceitos - e assim o aplicam em sala de aula. O protagonismo dado à criança pelo construtivismo acaba muitas vezes relegando o professor a um mero figurante, o que não era o objetivo do pensador.

Os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco
Foto: Getty Images

Ainda que não fosse pedagogo de formação - era biólogo -, os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco. O estudioso trouxe à luz algo que hoje nos parece óbvio: o funcionamento do pensamento das crianças não é como o dos adultos, e isso modificou a forma de ensino da educação infantil.
Se anteriormente acreditava-se que a pessoa ou nascia inteligente ou seria incapaz de aprender por toda a vida, Piaget demonstrou que, na verdade, trata-se de uma capacidade de se adaptar. Assim, as crianças desenvolvem sua inteligência a partir da interação com o meio em que vivem: são ativas na sua aprendizagem, e não um mero agente receptor. “O grande lance dele é dizer: a criança é inteligente (capaz de aprender) desde que nasce. Então, vamos olhar pra ela dessa forma, vamos atribuir capacidades para uma inteligência que começa pela ação do corpo e gradativamente vai virando pensamento”, comenta a professora de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gláucia Grohs.
Contudo, essa ideia não foi inicialmente bem compreendida pelos educadores em meados dos anos 70. “O construtivismo é a ideia de que a criança é ativa na sua aprendizagem; daí a dizer que ela é a única (agente ativa) é errado”, afirma Zena Eisenberg, professora de Psicologia do Departamento de Educação da PUC-Rio. Segundo ela, quem deve organizar o processo pedagógico para que a assimilação de novas informações aconteça é o professor, mas as primeiras tentativas construtivistas (mescla dos conceitos de Piaget com os de Lev Vygotsky) foram mal adaptadas.
leia mais:
http://noticias.terra.com.br/educacao/morto-ha-33-anos-piaget-ainda-e-mal-interpretado-por-educadores,71eeb7d4a9621410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Veja o livro Teoria da Aprendizagem na obra de Jean Piaget - Adrian Oscar Diogo-Montoya
http://books.google.com.br/books?id=WuX2ejF9H5YC&printsec=frontcover&dq=jean+piaget&hl=pt-BR&sa=X&ei=5f42UruHF4O29QTPzIHgAg&ved=0CDIQ6AEwAA#v=onepage&q=jean%20piaget&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...