Cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Rita Caldas Castrillon, no Bairro São Benedito, em Cuiabá, foram dispensados nesta segunda-feira (16) por falta de água na unidade. A bomba d'água foi furtada há quase um mês e até agora não houve substituição. Segundo a diretora da escola, Alais Bulhões, desde o furto, essa foi a primeira vez que os alunos foram prejudicados.
Alais disse que, mesmo sem a bomba, era possível encher as caixas d´água por que a água da rua chegava com pressão. “Hoje veio fraca e não deu para abastecer as caixas. Os banheiros ficaram sem água, por isso dispensamos os alunos”, explicou. De acordo com a diretora, o furto ocorreu no dia 20 de agosto, na madrugada de um sábado para domingo, e ela foi orientada a registrar um boletim de ocorrência e dar início ao processo de licitação para escolha da empresa que realizaria a reposição da bomba.
“É preciso que três eletricistas façam orçamento e esse orçamento é enviado à Secretaria. E só então o equipamento pode ser trocado”, comentou a diretora.
A assessoria da Secretaria Municipal de Educação informou que vai se inteirar do caso antes de se pronunciar, mas adiantou que as escolas recebem uma quantia anual para obras de manutenção e situações emergenciais, porém, a unidade de ensino pode optar por emitir um ofício à secretaria requerendo a prestação de serviço. Nesse caso, o envio das empresas para gerar os orçamentos.
Segundo a coordenadora da escola, Andréa Alves, aproximadamente 10 dias após o furto o primeiro eletricista foi encaminhado à unidade. A terceira empresa deve visitar a escola ainda nesta segunda-feira, conforme Alais. Porém, mesmo após a conclusão dos orçamentos, não há previsão para reposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário