sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Burgos destaca o professor como mediador do conhecimento


Tiago Machado / Assessoria Seduc-MT
Palestrra do sociólogo Marcelo Burgo
“Construir o ambiente para a aprendizagem, onde o professor é o mediador da construção do conhecimento. Esse é o papel dos educadores”. Essa é a opinião do doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o sociólogo Marcelo Burgos. Segundo ele, a aprendizagem ocorre por meio do estabelecimento de uma relação pactuada entre adultos (profissionais da educação) e crianças, adolescentes e jovens (estudantes).
As afirmações foram proferidas em palestra realizada nesta terça-feira (19.11), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá. Ele destacou ainda que os professores devem ser referências para os estudantes, a partir de uma relação coletiva e democrática.
Tiago Machado / Assessoria Seduc-MT
Palestrra do sociólogo Marcelo Burgo
Para Burgos é papel da Escola Pública promover o ensino e a educação. “Temos pesquisas que mostram que as famílias populares esperam que as unidades escolares promovam o ensino do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, mas também eduquem seus filhos para a cidadania plena e para viverem melhor”, disse.
Tendo como tema de sua fala “Territórios urbanos segregados e periféricos: implicações educacionais”, o palestrante apresentou um histórico da construção da Escola Pública no país e ressaltou que até a década de 1970, a Escola no Brasil era somente para os filhos da elite. “Hoje ela está massificada e é direito de todos aprenderem e serem cidadãos”, afirmou.
Nesse sentido o doutor citou que cabe a sociedade, junto com os governos construírem ambientes externos favoráveis, para que os alunos aprendam e se eduquem dentro das unidades. “Cabe ao Estado ofertar, saúde, alimentação, segurança aos alunos fora das Escolas para que eles ao chegarem para estudar o façam de maneira satisfatória”, destacou.
Contudo, ele reforçou que cabe aos educadores assumirem suas responsabilidades, independente se o ambiente externo é favorável ou não. Para isso ele destaca que os professores devem se renovar para o atendimento da nova realidade da Escola massificada, que contém alunos de diversas origens, classes, credos, orientações, com histórico de violência e vulnerabilidade, entre outros.
Na interação com a platéia ele destacou ainda que mais importante do que investimentos em tecnologia educacional ou aumento de carga horária, cabem as Escolas construírem o ambiente institucional com projetos pedagógicos atrativos, dentro das expectativas dos alunos, com regras e disciplina pactuadas, para a construção coletiva do conhecimento.
Para o diretor da Escola Estadual, Nilo Póvoas, José Donizete Ribeiro, a palestra contribuiu para clarear e orientar muitas ações que pretende implementar na unidade, junto com os profissinais e estudantes, para aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem.  

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13943&parent=20

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