quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Santos: Controle de presença de alunos por biometria

Rafael Motta
Do UOL, em Santos

A Secretaria de Educação de Santos (72 km de São Paulo) controlará eletronicamente a presença dos alunos em sala de aula a partir do próximo ano. Um sistema biométrico, de identificação por meio de impressões digitais e um cadastro com foto, está sendo testado em quatro colégios municipais desde sexta-feira (18) e eliminará a tradicional lista de chamada em sala de aula.

Segundo a secretária, Jossélia Fontoura, a biometria ajudará a diminuir a quantidade de faltas e as "fugas" de estudantes entre uma aula e outra – o índice de ausências não foi informado. Também espera-se que o sistema ajude a controlar a quantidade de comida preparada nas refeições servidas aos alunos, reduzindo desperdícios. A rede municipal tem 22 mil matriculados no ensino fundamental.
Os pais serão avisados automaticamente da ausência de alunos por SMS (mensagens de texto) enviados a seus telefones celulares. "Isso também favorece os professores, que ganharão tempo por não ter de controlar a frequência dos alunos em lista de chamada nem em diário de classe", afirma Jossélia.

A conferência biométrica ocorrerá de forma diferente em cada fase do fundamental. Para alunos do 1º ao 5º ano, um computador conectado a um aparelho coletor de impressões digitais ficará na entrada de cada escola. Do 6º ao 9º ano, os aparelhos estarão instalados nas classes. "Como há vários professores, a verificação [de presença] será feita antes de cada aula".

Continue lendo:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/22/escolas-municipais-de-santos-controlarao-presenca-de-alunos-por-biometria.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...