quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Lasanha de berinjela vence concurso culinário e será inserida no cardápio da alimentação escolar

Lasanha de berinjela será inserida no cardápio da alimentação escolar de 2014 A receita de Lasanha de Berinjela, elaborada pela Técnica de Nutrição Alimentar Maria Liana Rodrigues dos Santos, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Sebastião, será inserida no cardápio da alimentação escolar de 2014 das escolas e creches municipais.
A receita foi a vencedora do concurso culinário 2013, promovido pela Secretaria de Educação de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar. O concurso, direcionado a todos os Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) de escolas e creches da rede municipal de Cuiabá, elegeu as cinco melhores receitas.
Todas essas receitas serão inseridas no cardápio de 2014, que vai atender quase 50 mil alunos das 145 unidades escolares de Cuiabá. Diariamente, são servidas nas unidades de ensino do município aproximadamente 68 mil refeições.
Segundo a TNE Maria Liana, os ingredientes de sua receita são os mesmos das outras de lasanha de berinjela, o diferencial é a forma de preparar. “Eu costumo caprichar no tempero e o molho precisa ser bem cremoso”, explica a técnica.
Há 13 anos trabalhando como técnica de nutrição escolar na escola São Sebastião, Maria Liana já conhece a preferência das crianças por determinado alimento. Ela diz que boa parte dos alunos da escola onde trabalha não aceitava a berinjela na merenda e foi por isso que ela tentou variar a forma de preparar o legume. “Eu dei uma incrementada e a aceitação foi muito grande. Eles até pedem para repetir. Tenho certeza que esta receita será um sucesso nas outras escolas também”, disse a TNE.
Em segundo lugar no concurso ficou a receita de Carne moída enriquecida, da TNE Sebastiana da Silva de Souza, do CMEI Leonel Brizola; em terceiro lugar ficou a receita de Farofa nutritiva colorida, criada por Agraiza Vieira de Souza, da Emeb Jescelino José Reiners; a quarta colocada foi a TNE Jucimaire Paes de Arruda, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leonel Brizola, com a receita Pavê de maçã; em quinto lugar ficou a receita de Carne moída com proteínas da soja e legumes, elaborada por Marly de Jesus Lima, da creche Aecim Tocantins.
O julgamento das receitas foi feito por uma banca examinadora, formada por uma nutricionista, uma gastrônoma e uma representante da Secretaria de Educação.
Conforme a coordenadora de Nutrição Escolar da SME, Mônica Rosa da Silva, os critérios usados para a escolha da melhor receita, além do sabor e aceitação pelas crianças, foram a disponibilidade e custo dos alimentos. “É importante que a receita seja feita com alimentos regionais e que contenha nutrientes necessários para uma alimentação saudável”, explica Mônica.
Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, os técnicos de nutrição escolar da rede municipal participam regularmente de qualificação profissional e a qualidade das receitas selecionadas no concurso foi a comprovação de que eles não são apenas cozinheiros, mas sim profissionais preparados para lidar com a alimentação escolar”.

Fonte:  Rosane Brandão
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7689

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...