terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pesquisa indica que brasileiro não sabe a localização do Pantanal

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
Uma pesquisa elaborada pelo Ibope e pela Organização Não-Governamental (ONG) WWF-Brasil aponta que os brasileiros “já ouviram falar”, mas não sabem onde está localizado o Pantanal. 
Realizado em parceria com o banco HSBC, o levantamento ouviu 2.002 pessoas em junho passado, em 26 estados brasileiros. 
Segundo a pesquisa, 93% dos entrevistados têm conhecimento da paisagem natural brasileira, porém 92% afirmaram nunca ter visitado o bioma e 66% não sabem indicar em que local do mapa o Pantanal está.
O último índice significa de que dois em cada três desconhecem o bioma brasileiro. 
Além do desconhecimento, há confusão. De acordo com a pesquisa, 37% dos entrevistados “confundem” Pantanal com Amazônia. 
Para eles, o bioma, que está localizado em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, é uma “floresta fechada”. 
O Pantanal, no entanto, é um bioma composto por uma planície alagável, formada por rios, matas, lagoas e pelo planalto. 
No Brasil, ele é considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como "Patrimônio Natural Mundial". 
Apesar da falta de conhecimento, para 82% dos entrevistados, a união de esforços entre governos, empresas e sociedade é a forma mais adequada de conservar o bioma. 

Programa Pela Água 


Segundo o site da WWF-Brasil, os dados colhidos na pesquisa subsidiarão as ações de um projeto que está sendo construído pela ONG, pelo HSBC e parceiros na região das cabeceiras do Pantanal, em Mato Grosso. 
A pesquisa faz parte do Programa “HSBC pela Água”, uma parceira global do WWF-Brasil com o banco voltado para a conservação de nascentes do Pantanal, que visa a estruturar pacto inédito envolvendo governos municipais, estaduais e federais, setor privado e instituições da sociedade civil. 
Para desenvolver ações de recuperação e proteção nascentes da cabeceira do Pantanal, serão avaliadas no mínimo 30 nascentes, envolvendo 25 municípios da região e com engajamento de 270 mil pessoas em campanhas de conscientização,. 
Segundo a WWF, os dados demonstram que o Pantanal continua sendo um destino turístico com potencial inexplorado e acaba sendo mais procurado por estrangeiros do que por brasileiros. Por outro lado, foi o segundo bioma mais lembrado, depois da Amazônia, na pergunta sobre paisagens naturais do Brasil. 
“Isso demonstra que o Pantanal está na cabeça do brasileiro, mas ainda não em seu coração”, afirmou Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil.

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=5&cid=177278

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...