sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Alunos da rede municipal vão representar MT em campeonato nacional de karatê


Sete alunos de duas escolas da rede municipal de Cuiabá foram selecionados para representar Mato Grosso no XIX Campeonato Nacional de Karatê Shotokan. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 13 de outubro na cidade de Porto Alegre (RS).
Os sete atletas foram selecionados para representar o estado no campeonato nacional, juntamente com outros 37 atletas de Mato Grosso.
Três dos alunos são da escola Doutor Fábio Firmino Leite e os outros quatro são da escola Octayde Jorge da Silva, do bairro Tancredo Neves.
O karatê é oferecido pelas escolas por meio de oficinas do Programa Mais Educação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
Mykaelle Martins da Silva, 9 anos, Crislayne Mendes da Silva, 11 anos e Joilson Natalino dos Santos, 11 anos, vão representar a escola Doutor Fábio.
Já a escola Octayde Jorge será representada pelos alunos Victor Hugo da Silva, 12 anos, Talita Arruda, 9 anos, Thais Gonçalves, 14 anos, e Eduardo Gabriel Ferreira, 12 anos. Thais Gonçalves foi vice-campeã nacional em 2011 e Eduardo Gabriel também vice-campeão em 2012.
Segundo o treinador da escola, professor Clenilson de Souza Santos Trindade, os alunos foram selecionados na primeira fase do campeonato estadual de karatê, que serviu de seletiva para o nacional. Eles concorreram com cerca de 300 atletas. “O índice técnico deles é muito bom e eles estão muito bem preparados para representar o estado”, diz o treinador.
Os três pequenos atletas da escola Doutor Fábio estão ansiosos para participar do campeonato. Joilson Natalino diz que começou a praticar o esporte justamento por causa das competições e agora espera conquistar uma medalha. “Eu estou treinando bastante. Até mesmo em casa eu pratico os movimentos do karatê”.
Crislayne Mendes treina pelo Mais Educação desde os 7 anos de idade, mas é a primeira vez que vai participar de um campeonato fora do estado. “Eu estou me esforçando muito e espero ganhar”.
Quem também espera voltar a Cuiabá com medalha na bagagem é a pequena Mykaelle Martins, a mais nova do trio. “Eu vou me esforçar bastante e acho que também posso ganhar”.
Para a professora de artes marciais Adenair de Moraes Santos, da escola Octayde Jorge, incentivar a participação das crianças no esporte é uma forma de mantê-las longe da violência e das drogas. “É muito gratificante vê-las participando dessa forma, com tanto entusiasmo. Isso é o que nos motiva a continuar trabalhando”, diz a professora, que há três anos mantém a oficina de karatê na unidade escolar.
Adenair de Moraes é uma referência para os pequenos atletas. Ela tem 50 anos de idade e continua participando de competições. Com graduação de faixa preta, ela já conquistou vários títulos, entre eles o bicampeonato Nacional de Karatê Shotokan na categoria acima de 19 anos. “Este ano eu vou competir novamente e trazer mais um título para mato Grosso”.
Todos os alunos estão filiados à Federação de Karatê Shotokan de Mato Grosso. Eles embarcam para o Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (09), às 8h.
Fonte:  Rosane Brandãohttp://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7577

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...