quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Formação artística na educação básica

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) obriga as instituições de Ensino de Educação básica a promoverem o desenvolvimento cultural dos Alunos por meio do Ensino da arte como disciplina curricular obrigatória desde 1996. Mesmo depois de tanto tempo de vigência, as Escolas ainda encontram dificuldades para adaptar sua grade às exigências da LDB.

Os desafios são minúsculos diante da importância da história da arte para compreender o mundo. A formação cidadã e cultural passa pelo aprendizado da arte.Compreender a história da arte é fundamental para entender o cenário em que se vive. A arte é a expressão humana e, por isso, reflete a forma do homem de pensar e de ver o mundo. Ao criar uma obra, o artista está passando uma mensagem por trás da peça. O cidadão comum só conseguirá decodificar qual é essa mensagem e dar valor ao trabalho do artista caso tenha conhecimento e bagagem cultural.
Educação e arte devem caminhar juntas sempre. O papel da Escola vai muito além da simples formação da Educação básica. As instituições de Ensino devem contribuir para a formação integral dos estudantes, o que inclui sua formação artística e cultural. Por isso, é fundamental que as crianças e os adolescentes sejam estimulados a visitar museus e espaços de arte desde o período Escolar. Infelizmente, em Belo Horizonte, nossas crianças são pouco habituadas a visitar esses locais. A Educação deve abordar a arte de forma mais consistente e frequente.

leia mais: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/28047/opiniao-formacao-artistica-na-escola-basica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...