sábado, 3 de dezembro de 2016

Várzea Grande: Educação capacita candidatos à coordenação pedagógica da Rede de Ensino


A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo ‘Ciclo de Estudos’ para os candidatos a coordenação pedagógica das Unidades Escolares do Município. Cerca de 50 profissionais estão participando da capacitação que iniciou nesta quinta-feira (01) e encerra hoje (02), no auditório da Igreja Batista do Cristo Rei.
Segundo o secretário de Educação, Silvio Fidelis a qualificação tem a finalidade de consolidar a 1ª etapa prevista no art. 109, da lei de Gestão Democrática, que estabelece o ciclo de estudos. A medida contribui para o desenvolvimento das capacidades de liderança e habilidades pedagógicas necessárias para exercício da função.
“O coordenador pedagógico desenvolve um importante papel dentro das escolas públicas municipais. Cabe a ele a organização do trabalho educacional por meio da elaboração de um planejamento consistente. Esse profissional responde pela viabilização, integração e articulação do processo de ensino-aprendizagem, tendo como principal atribuição o acompanhamento do processo educativo no progresso dos alunos resultando também em novas experiências educacionais que poderão ser inseridas na Rede”, ressaltou o secretário.
A Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon falou que o ciclo foi composto por palestras, questionamentos e debates nos dois dias em período integral. “Os temas ministrados foram “O ensino em Rede e sua relação com os resultados da aprendizagem/IDEB com o professor dr. Gilberto Fraga; “A gestão de um coordenador pedagógico voltado para a aprendizagem escolar, um desafio que envolve técnica, humana, social e política” com a professora Vanilda Carvalho Mendes e a “Coordenação pedagógica e a relação entre escola e família com a professora Gonçalina Rondon. Nesses dois dias de formação contribuímos no processo de multiplicação de informações aos profissionais”, explicou a superintendente.
A professora e candidata ao cargo de coordenadora, Zeny Souza de Nascimento disse que o ciclo de estudos foi extremamente importante, pois os pontos abordados foram bem esclarecedores para a elaboração do plano de ação. “Nós candidatos precisamos elaborar um plano de ação para apresentar a comunidade escolar. A capacitação foi esclarecedora e enriquecedora. A partir do ciclo sinto aprimorada profissionalmente para elaborar meu plano de participação no processo democrático para escolha de coordenadores pedagógicos da unidade escolar que represento. No meu plano o foco é a aprendizagem para elevar o IDEB da escola, já é bom, porém pretendo elevar ainda mais”, frisou. 

Reporter
Cláudia Joséh
Foto
Fonte
Secom/VG 


http://www.varzeagrande.mt.gov.br//conteudo/16140

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...