segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Atribuições da Seduc garantem a implantação da Central de Interpretação de Libras

No final do mês de setembro será inaugurada a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Mato Grosso.  A estrutura contará com serviços de tradução e interpretação com o objetivo de garantir o direito a atendimento de qualidade e facilitar o acesso aos serviços públicos das pessoas com deficiência auditiva.
A maioria dos estados já disponibiliza os serviços da Central por meio do Plano Viver Sem Limites do Governo Federal.  Em Mato Grosso, além da parceria entre os governos (Federal e Estadual), conta com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
"Os três intérpretes e um professor de Libras disponibilizados para atender a Central serão custeados com recursos da Seduc. O número é o dobro do solicitado no Termo de Cooperação, quando previa apenas dois intérpretes", destacou Marcino Benedito de Oliveira, coordenador de Educação Especial da Seduc.
Os profissionais terão a atribuição de interpretar e traduzir a linguagens de sinais especializada (Língua de Sinais/Portuguesa e Portuguesa/Sinais de Libras). Serão responsáveis pela capacitação de recursos humanos da rede de proteção às pessoas com deficiência; elaboração e realização de oficinas e minicursos para o público alvo; prestar atendimento de informação presencial e virtual a ouvintes e surdos durante a semana das 8h às 18h. E fornecer relatórios de atendimentos dos serviços prestados a coordenação de Centro de Referência em Direitos Humanos.
O atendimento aos usuários poderá ser feito virtualmente, por meio de chat de comunicação em que o intérprete se comunica com o surdo à distância e presencial, que permite o agendamento e o acompanhamento a consultas médicas, audiências e agências bancárias.
Para Marcino Benedito, representa o resgate da cidadania. "Teremos um serviço que até o momento não tínhamos, de qualidade e gratuito", explicou.
Para disponibilizar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, a Central contará com mobiliário, impressora, aparelho de telefone, computadores e webcam de alto desempenho, além de um veículo para atendimentos que exigem deslocamentos.
A inauguração, prevista para o dia 28, integra a programação alusiva a Semana da Inclusão.

ELIANA BESS
Assessoria Seduc/MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Atribui%C3%A7%C3%B5es-da-Seduc-garantem-a-implanta%C3%A7%C3%A3o-da-Central-de-Interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-Libras.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...