terça-feira, 9 de setembro de 2014

Maiores e menores IDEBs das escolas municipais de Cuiabá



Da rede municipal de Cuiabá participaram 49 escolas da avaliação do IDEB nos anos iniciais, em 2013. O IDEB da rede foi de 5.1, ou seja, 0.3 superior ao ano de 2011. Esse resultado é alcançado através do índice da totalidade das escolas participantes do certame. Como pode se ver no quadro acima, a diferença entre os maiores e os menores IDEB exigem uma reflexão sobre o tamanho da diversidade. 

Considerando-se que o contexto onde as escolas estão inseridas pouco diferem, quais são as causas de insucesso? O que faz com que algumas escolas se destaquem? O certo é que em ambos conjuntos há aprendizagens possíveis. Aprender é um compromisso eterno de educadores. Um passo para a aprendizagem dos educadores é a autorreflexão.

Já nos anos anos finais, a participação na avaliação do IDEB foi de 14 escolas. O IDEB do município foi de 4.2, o mesmo do ano de 2011. Se no geral houve estagnação, no interior há uma movimentação e diversificação, portanto passíveis de reflexões e explicações. 

Além das perguntas feitas sobre os anos inciais, acrescenta-se aqui: porque nos anos finais não houve crescimento? Porque há uma queda acentuada nessas escolas com menores IDEB?

No mais, o que será feito para assegurar o avanço daquelas que obtiveram melhores resultados e o que será feito para recuperar as com menores? 

Um fato: o direito à aprendizagem do aluno precisa ser assegurado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...