terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ceale (UFMG) lança glossário de alfabetização, leitura e escrita

Clique na figura para acessar a publicação
Afinal, qual é a diferença entre alfabetização e letramento? Nosso alfabeto é um sistema ou um código? Grafema é o mesmo que letra? E qual é a importância dessas e outras tantas definições na prática educativa?

Diante das inúmeras alterações sociais e culturais por que passamos nas últimas décadas, o ensino-aprendizagem da língua escrita se torna cada vez mais complexo e impulsiona muitas discussões na universidade, na escola, na mídia e em diversos outros locais de produção e divulgação de informação e conhecimento. Grande parte dos conceitos, estratégias e práticas se encontra disseminada em textos acadêmicos, documentos oficiais, materiais pedagógicos, o que colabora para sua incorporação ao vocabulário dos educadores. Se, por um lado, essa disseminação é interessante pelo fato de ampliar o debate, por outro, leva a uma dispersão que traz a necessidade de recolha e consolidação.
Buscando atender a essa necessidade, o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), lançou o Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Organizado pelas pesquisadoras Isabel Frade, Maria da Graça Costa Val e Maria das Graças de Castro Bregunci, o glossário foi criado para subsidiar os educadores que se dedicam à alfabetização e ao ensino-aprendizagem de leitura e escrita, especialmente os professores da Educação Infantil e do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.
A fim de contemplar a complexidade envolvida nos processos de alfabetização e letramento, esta obra abrange inúmeras áreas do conhecimento: antropologia, sociologia, psicologia, linguística, psicolinguística, sociolinguística, tecnologias da informação, linguagens da comunicação educativa, entre outras. Além disso, o glossário transita por diferentes campos e eixos de ensino com claras implicações pedagógicas: as concepções de língua e de ensino de língua, de texto e discurso, os eixos de produção e leitura de textos, oralidade, literatura e outros. As definições a respeito desses itens repercutem nas políticas públicas, nos projetos pedagógicos, na organização curricular, na avaliação da aprendizagem, em materiais pedagógicos, em metodologias etc.
Como afirma Magda Soares, professora emérita da UFMG e fundadora do Ceale, que assina o prefácio da obra:
O acesso ao glossário, disponível na rede, é livre e bastante simples. Organizado na forma de dicionário, é composto de verbetes em ordem alfabética. Cada verbete, escrito por um especialista no tópico, apresenta a definição do termo, sua contextualização ou problematização (quando pertinente) e referências a sua aplicação na prática pedagógica. Além disso, traz referências bibliográficas e remissões a outros verbetes relacionados.
Para acessar a publicação, clique aqui

Referência: 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Faculdade de Educação (FaE). Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...