Foto: Jorge Pinho |
ROSANE BRANDÃO
Secom Cuiabá
Secom Cuiabá
Quatro alunos de escolas da rede municipal estão representando Cuiabá no Projeto Parlamento Mirim 6ª Legislatura, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Nesta segunda-feira (22), os alunos participaram da primeira reunião como deputados mirins.
Os alunos Eduardo Gonçalves, 13 anos, Camila Horrana Gomes, 15 anos, Bruna Valéria, 12 anos, e Kaique Pereira, 12 anos, foram os escolhidos para representar as escolas Dejani Ribeiro, Ranulpho Paes de Barros, José Luiz de Borges Garcia e Lenine de Campos, respectivamente.
Neste primeiro contato com a Assembleia Legislativa, os alunos assistiram a duas palestras, cujos temas foram “Constituição e Sociedade” e “Parlamento”. Os alunos aprenderam como funciona o parlamento estadual e qual o papel de cada um dos três poderes no Brasil: executivo, legislativo e judiciário.
Ao todo, fazem parte do Parlamento Mirim 24 deputados, quatro deles são da rede municipal de Cuiabá, 10 de escolas estaduais, quatro de escolas privadas e seis de escolas municipais do interior de Mato Grosso. Os projetos apresentados pelos deputados representam os partidos temáticos Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Educação, Segurança Pública e Transporte.
As alunas Camila e Bruna representam o partido temático Cultura, Eduardo representa o partido Meio Ambiente e Kaique, o de Saúde.
“Meu projeto defende a criação de um espaço cultural em Mato Grosso, onde os artistas locais poderão expor suas obras, ou seja, um lugar de acesso e incentivo à cultura", disse a aluna Camila Horrana.
O projeto da aluna Bruna Vieira cria um espaço cultural dentro de escolas e nas comunidades para ocupar o tempo ocioso dos alunos e da comunidade escolar. Para a aluna, fazer parte do Parlamento Mirim será uma oportunidade de o projeto ser divulgado, analisado pelos deputados e até mesmo ser implementado na comunidade.
“Um dos objetivos desse projeto é retirar os jovens das ruas e integrá-los à comunidade. Para isso, o projeto propõe a realização de atividades esportivas, culturais e pedagógicas dentro da escola, incluindo reforço escolar e um cantinho de leitura”, explicou a aluna.
O aluno Kaique Pereira, que representa o partido temático Saúde, pretende criar o programa de implantação de laboratório para manipulação de medicamentos de uso contínuo. “Eu criei esse projeto pensando nos idosos da minha comunidade. Lá tem muitos deles que precisam de medicamentos e têm dificuldade de encontrar e com o projeto esse problema poderá ser amenizado”, disse Kaique.
Já o aluno Eduardo Gonçalves defende o projeto de reciclagem de garrafas pets. “A minha preocupação é com o meio ambiente, pois sabemos dos danos que esse material causa e a reciclagem é uma boa alternativa, pois colabora com a preservação e ainda pode gerar renda para as famílias”.
A posse dos deputados será no mês de outubro, oportunidade em que também será escolhida a Mesa Diretora (presidente, 1º e 2º secretários).
Nenhum comentário:
Postar um comentário