Com projeto, alunos aprenderam como agir em situações de risco.
Professora de Lorena Educador Nota 10 (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda) |
Com um projeto para ajudar os alunos a identificarem ameaça de enchente, uma professora de geografia da rede pública de Lorena foi uma das ganhadoras do prêmio Educador Nota 10, uma iniciativa da Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A educadora ficou entre os dez escolhidos dos 3,5 mil professores que se inscreveram para concorrer ao prêmio.
Para concorrer, a professora Monique Lescura desenvolveu um projeto com os alunos da 8ª série da escola em que trabalha. No projeto, os estudantes aprenderam em situações de risco por conta de desastres naturais. Esta não é a primeira vez que ela participa do prêmio, nos últimos dois anos, ela ficou entre os 20 selecionados.
“Tudo o que eles [alunos] vão dissertar eles acabam comentando sobre o projeto. Então eu acho que eles vão conseguir se salvar e não vou comprar casas onde oferecem perigo, ou construir casas em lugares de risco. Essa questão dentro do município já está bem orientado”, disse a professora de 35 anos. Como prêmio, ela ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil.
Segundo ela, a ideia do projeto surgiu quando ela foi pesquisar detalhes do tsunami da Indonésia, que aconteceu no fim de 2004. Na época, mais de 280 mil pessoas morreram, mas um fato em especial chamou a atenção dela.
“Eu fiquei sabendo pelos sites que uma inglesa de apenas 12 anos conseguiu salvar 100 pessoas. Ela havia aprendido numa aula de geografia que quando o mar recua é sinal de que logo após vem o tsunami. Daí eu me questionei: e se fosse meus alunos, eles iriam saber o que fazer”, afirmou.
Para colocar o projeto na realidade dos alunos, a professora ensinou aos alunos como agir diante de uma enchente, um dos principais desastres naturais que ocorrem em Lorena. E os alunos aprenderam bem rápido.
“Quando começa uma chuva forte e tem um bueiro com muito lixo, o nível da água começa a subir na rua mesmo. Dai já podemos reconhecer que é o começo de uma enchente”, disse o estudante Piter Augusto Salvador.
O projeto da professora Monique durou seis meses e foi realizado com 55 alunos da escola. Foram muitas reuniões, discussões e até provas escritas. Mas um aluno conseguiu colocar em prática tudo o que foi aprendido.
“Eu tava dormindo, dai eu acordei e já tava tudo cheio, na beira do pé. Agora aprendi que quando começar a chover, a primeira coisa que tem que fazer é sair para algum lugar que não tenha risco”, afirmou o estudante, Thomas Nicolas, de 14 anos.
Premiação
A professora de Lorena e os outros nove ganhadores ainda irão participar de uma premiação no dia 20 de outubro. Na ocasião, um júri vai escolher entre os dez vencedores, o Educador do Ano de 2014.
Para selecionar os ganhadores, a premiação avaliou a adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas pelos alunos.
Autor: G1
http://undime.org.br/professora-e-premiada-por-ensinar-a-identificar-ameaca-de-enchente/
Nenhum comentário:
Postar um comentário