segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Escolas comemoram o Dia D debatendo o PPP

ALINE MARQUES
Assessoria/Seduc-MT
Hoje (11.08), Dia do Estudante, todas as 744 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso estão mobilizadas para discutir junto com a comunidade escolar o Projeto Político Pedagógico. O PPP é o plano de ação da escola, onde estão reunidos os projetos da unidade e suas pretensões. Por isso, este é um dia muito importante, onde a escola faz uma reflexão do próprio desempenho, entre eles,  evasão escolar, Ideb, entre outros indicadores são trabalhados com os alunos, pais, coordenadores e outros, numa tentativa de buscar melhorias.
Desenvolvido desde 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Dia D é um marco no calendário escolar. Uma data para reflexão, apresentação de trabalhos e projetos e projeção dos próximos passos para o ano. Este ano, com tema “Dia D com foco no PPP”, pretende radiografar a situação da escola avaliando indicadores de promoção (aprovação), reprovação (retenção), abandono (do Ensino Fundamental e Médio), IDEB (proficiência e fluxo) e do Enem, aquelas que atuam com Ensino Médio, serão discutidos com a comunidade escolar. “Através do diagnóstico, a escola deve buscar alternativas para subsidiar a revisão e reorganização do seu PPP”, informa a Coordenadora do Ensino Médio, da Seduc, Dariluce Gomes da Silva,.
Coordenadora da Escola Estadual Maria Hermínia Alves, no CPA 4, Ziulene Francisca Batista acredita que a partir da análise da educação feita neste dia D muita coisa pode ser mudada. Para a coordenadora, o que faz a diferença é a integração entre a comunidade e a escola. Na Maria Hermínia, por exemplo, o data aborda em sala de aula os temas como evasão, PPP estão sendo trabalhados com alunos e os pais estão convidados a participar.
“É um dia que fala o que a escola está planejando, não só para este ano. Hoje aprendemos muita coisa como, por exemplo, para o que serve o PPP, os nossos índices e o que podemos melhorar. Percebi que podemos contribuir para ajudar na melhoria da escola e é muito importante a nossa participação”, diz o aluno Lucas Dantas da Silva, do 7° ano da escola Maria Hermínia.
”O resultado de todo este dia é a motivação e o compromisso de que a escola, pais, alunos, se dediquem mais para alcançarmos cada vez mais uma qualidade melhor na educação”, diz a coordenadora Ziulene Francisca.
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14517&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...