sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Estudantes de VG criam aplicativo para celular

O que para muitos professores é um problema,  na Escola Estadual Domingos Sávio Brandão Lima, em Várzea Grande, é um aliado. O uso de celular em sala de aula é uma tecnologia integrada à educação. A iniciativa da professora de Geografia, Elena Pires, além de tornar as aulas mais atrativas, revelou o lado criativo dos alunos. Com o apoio da educadora e suporte de um ex-aluno, que hoje cursa Técnico em Informática, os estudantes criaram um aplicativo com os pontos turísticos de Mato Grosso. A história, a localização, lendas urbanas do Estado, tudo disponível em uma ferramenta totalmente grátis e que pode ser baixada de qualquer celular.
O aplicativo “DS Pontos Turísticos” começou a ser elaborado pelos alunos do 8° ao 9° ano do Ensino Fundamental- na faixa de 13 a 15 anos-  no dia 4 de junho. A professora conta que a ideia surgiu influenciada pela explosão tecnológica e por cada vez mais os alunos terem um celular. “O celular era meu grande problema em sala de aula, pensei se não posso com ele, junto-me a ele. Você acha que muitos alunos conheceriam as histórias, os locais se não fossem desta forma”, questiona a professora. Segundo ela, a ideia é expandir o trabalho e integrá-lo a disciplina de Inglês.
Luiz Felipe Togo, considerado amigo da escola, está dando suporte ao desenvolvimento do aplicativo. “A ideia era desenvolver um aplicativo gratuito e acessível aos alunos. Usamos como base uma ferramenta da internet que permite inserir fotos, informações, e outros”, diz.
Em conjunto com o aplicativo, os alunos também integraram outras ferramentas tecnológicas para auxiliar a aprendizagem. Facebook, site e blog também estão no dia a dia da escola. As redes sociais são utilizadas para a postagem das matérias referentes às aulas, informativos da escola e grupos. Outra função do celular utilizada pela professora é fotografar  o conteúdo da aula e publicar nos meios para que todos tenham acesso.
“A aula está muito mais prazerosa, podemos fazer pesquisas através do celular, percorremos o Brasil inteiro em um clique. Temos os conteúdos disponíveis. É legal ver a professora se integrando ao invés de esquivando”, diz o aluno do 7° ano, Pedro Henrique Moid de Araújo.
O professor Amauri Alves,  diretor da escola, classifica a ideia como inovadora. “É diferente, é louvável o uso de celular para a educação. Temos que nos integrar, pois a tecnologia esta aí. Tanto que até mesmo com os pais estamos mudando. Passamos a adotar com eles a comunicação através de e-mails, facebook, afinal temos que nos aprimorar”, diz. A escola tem atualmente cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental.
Para conhecer um pouco mais os trabalhos dos alunos clique aqui.

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14527&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...