sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Defesa da formação continuada é destaque na abertura do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar

O fortalecimento e o aprimoramento da educação brasileira foram a tônica da abertura do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, que começou nesta quinta-feira 14/8, em Brasília. O evento é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed em parceria com o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Embaixada Americana, o Conselho Britânico e a Fundação Telefônica.

Integraram a mesa de abertura a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (representando o ministro Henrique Paim), Maria Beatriz Luce, a adida de Imprensa da Embaixada Americana, Arlissa Reynolds, a diretora adjunta de Educação do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros e a diretora de Assuntos Sociais da Fundação Telefônica, Mariana Balboni.
Para Beatriz Luce, a realização do seminário é um dos exemplos de atividades de formação continuada que valorizam os professores no país, de acordo com a secretária “para enfrentar o desafio  em superar as desigualdades educacionais, é preciso a compreensão coletiva da formação continuada”, motivo apontado por Mariana Balboni, ao elencar as razões para apoiar o seminário e o trabalho desenvolvido pelo Consed  “apoiar o processo de transformação da educação brasileira, é um dos principais motivos que levam a Fundação Telefônica a continuar parceira das ações promovidas pelo Consed”, ressaltou.
Já para a representante do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros “fomentar as relações culturais, educacionais entre o Brasil e a Grã Bretanha e a troca cultural é a base que fortalece a parceria com o Consed”. A troca cultural também foi apontada pela representante da Embaixada Americana, Arlissa Reynolds, “somos parceiros desde a criação do PGE, pois acreditamos que o Prêmio estimula uma troca de conhecimento e práticas educacionais, além de uma rica experiência profissional, cultural e educacional”.
A presidente do Consed enfatizou que as parcerias com os diversos atores da educação brasileira, no intuito de ampliar possibilidades e iniciativas para a educação de qualidade e tem buscado oportunidade de estimulo e compartilhamento de boas práticas. E ressaltou que a realização do Seminário tem como objetivo “proporcionar um momento e um espaço para o diálogo com troca de experiências e a reflexão sobre os avanços, dificuldades e desafios da Escola Pública”, finalizou Maria Nilene Badeca.
Seminário Internacional de Boas Práticas - Dividido entre palestras e oficinas, o Seminário ocorre até sexta-feira, 15/8, e conta com a participação dos diretores que foram destaques estaduais no ano de premiação do PGE (2013), os coordenadores estaduais do prêmio, os secretários Estaduais de Educação e os superintendentes da área pedagógica dessas secretarias, além dos parceiros do Consed que viabilizam essas iniciativas. Conta, também, com a participação de gestores de escolas americanas que estarão no Brasil para visitar escolas e demais espaços educativos em vários estados, como parte do programa de intercâmbio promovido pela Embaixada Americana.


http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/883-defesa-da-formacao-continuada-e-destaque-na-abertura-do-i-seminario-internaciona-lde-boas-praticas-em-gestao-escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...