segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Avaliação garante direito à educação, afirma Chico Soares (INEP)

As avaliações educacionais precisam ser vistas como aliadas na concretização do direito à educação. A afirmação foi feita pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Chico Soares, durante palestra proferida nesta quinta-feira, 31, na abertura do 3º Fórum de Diretores de Escolas Católicas, em Brasília. Ele falou sobre o tema Avaliação Educacional: instrumento de construção da qualidade acadêmica, a gestores de diferentes escolas do país.
Chico Soares ressaltou que garantir o direito à educação implica assegurar trajetória educacional regular e aprendizado. Segundo ele, as avaliações têm a função de medir esse aprendizado e verificar se ele foi atendido. "Mostrar quem não aprendeu é um importante ganho, mas é preciso ir além do resultado e contextualizá-lo", disse o presidente do Inep.
"Eu espero dar à sociedade a ideia de que os números são pessoas. Eu quero que a criança aprenda, mas eu quero verificar de que forma ela aprendeu. Essa é a ideia da avaliação", afirmou. "Eu posso perceber quais as crianças que não estão aprendendo. Se não há aprendizado, não há qualidade", complementou.
A abertura do fórum contou ainda com a participação da assessora da Rede Salesianas de Escolas, Kátia Smole, que concordou com Chico Soares. "Na escola, quando eu uso o instrumento de avaliação, faço uma coleta de dados. Mas se aquele dado virar uma nota ruim, quer dizer que eu não cumpri com meu objetivo", disse.
Kátia lembrou que as avaliações são questionadas a todo o momento e que o intuito de avaliar o aluno não pode parecer algo como uma prova de controle de estatística, mas sim verificação do que foi aprendido. "Eu digo assim: se o aluno ainda não aprendeu, eu, escola, tenho todas as ferramentas a partir da avaliação para poder intervir e fazer com que ele avance."
O evento, que teve como tema Construindo a qualidade nas escolas católicas, e que termina nesta sexta-feira, 1°, objetiva promover debates e troca de experiências entre gestores sobre o cenário atual da educação.
Ingrid Melo
http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/avaliacao-garante-direito-a-educacao-afirma-chico-soares?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...