quarta-feira, 4 de junho de 2014

Professores inscritos na Olimpíada de Português recebem formação

Professores de língua portuguesa e pedagogos de escolas municipais de Cuiabá que se inscreveram na 4ª edição da Olimpíada de Português estão passando por formação continuada. A qualificação visa aprimorar a prática didática desses profissionais que vão trabalhar a leitura e a produção de textos com os alunos do 5º ao 9º ano.
Em Cuiabá, 128 professores estão inscritos na olimpíada, envolvendo 42 escolas municipais. Estes professores recebem a formação, bem como o material didático, para trabalhar com alunos que vão produzir os textos para a olimpíada.
A Olimpíada de Português é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Esta edição da Olimpíada tem como tema “O lugar onde vivo”, que busca resgatar a cultura local.
Conforme explica a assessora pedagógica e formadora de língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Silma Ponce, as escolas inscritas na olimpíada receberam a coleção didática, contendo quatro pastas com caderno do professor, CD-ROM e a coletânea de textos, nos gêneros poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. Esse material fará parte do acervo da escola e será usado pelos professores nas oficinas de leitura e produção de textos com os alunos.
O formador do Cenpec Antonio Gil, explica que o material orientador, disponibilizado pelo centro de estudos, ajuda a aprimorar o trabalho do professor em sala de aula, principalmente em relação à escrita e à leitura.
Foto: Jorge Pinho (SME)
“O professor se apropria dessa metodologia para adquirir conhecimento. São experiências que melhoram o trabalho em sala de aula e incentiva a participação do professor na olimpíada”, observa Antonio Gil.
Os professores do 5º ao 6º ano vão trabalhar com os alunos a produção de poema e os do 7º ao 8º ano, memórias literárias. As turmas do 9º ano vão trabalhar a crônica. O artigo de opinião não é incluído nas escolas municipais, pois é destinado ao ensino médio.
“Antes de começar a produção de texto, os professores trabalham com os alunos a sequência didática. Como o tema da olimpíada é ‘o lugar onde vivo’, eles pesquisam sobre o local onde moram, apontando os problemas existentes, e só depois dessas atividades é que começam a produção dos textos”, explica Silma Ponce.
Os textos produzidos pelos alunos, segundo a assessora pedagógica, serão avaliados por uma Comissão Julgadora Escolar e posteriormente por uma Comissão Julgadora Municipal. Os textos selecionados pela comissão municipal serão encaminhados para o MEC para concorrerem na fase final.
A professora de Língua Portuguesa, Ângela Maria Almeida, que leciona para turmas do 7º ano na escola Esmeralda de Campos, aprovou o material. “A metodologia é totalmente atual, é uma proposta muito interessante para trabalhar em sala de aula”.
Olimpíada - Ocorre desde 2008, tem caráter bienal, ocorrendo sempre nos anos pares. O concurso pretende aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino.
IPE – A qualificação dos professores de Língua Portuguesa está dentro do Programa de Implementação Pedagógica do Ensino (IPE), que oferece formação continuada também aos professores de matemática e história que atuam na rede municipal de ensino. Pelo menos 400 profissionais estão passando pela formação.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/professores-inscritos-na-olimpiada-de-portugues-recebem-formacao/9011

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