Para especialistas, aprendizado desta disciplina esbarra na falta de contextualização
País ficou em 38º lugar numa lista que comparou dados de alunos de 44 paísesGetty Images |
Por que os estudantes brasileiros que estão inseridos em uma cultura que valoriza o famoso "jeitinho", ou seja, a capacidade de improvisar e resolver problemas com criatividade, têm tanta dificuldade em solucionar testes de raciocínio matemático?
Segundo especialistas consultados pelo R7, um bloqueio cultural, que relaciona a matemática com conceitos complexos, somado à dificuldade dos professores e instituições de ensino de mostrarem que esta área do conhecimento está presente em quase tudo o que fazemos, travam o aprendizado.
Maurício Mühlfarth, pós-graduado em educação matemática pela Unicamp e professor do Colégio Santa Catarina, diz que os brasileiros são criativos e inteligentes, mas ainda têm problemas para reconhecer a importância da lógica.
— Estamos acostumados a ouvir que esta disciplina requer grande dedicação e memorização de coisas chatas. A maioria dos alunos não se prepara adequadamente para interpretar dados ou descobrir como tratar informações apresentadas em um problema matemático porque faz, de antemão, uma associação negativa deste conhecimento.
Ele indica que alguns materiais didáticos também travam o interesse.
— Vejo uma mudança positiva no mercado editorial, mas ainda existem livros e apostilas que favorecem uma abordagem pouco produtiva da matemática. Em geral, estes materiais apresentam o conteúdo de uma forma muito técnica, sem contextualizar nem mostrar a influência da disciplina no cotidiano.
Continue lendo: http://noticias.r7.com/educacao/bloqueio-cultural-atrapalha-desempenho-dos-brasileiros-em-matematica-06052014
Nenhum comentário:
Postar um comentário