sexta-feira, 4 de abril de 2014

Poesia de Ivens Cuiabano Scaff foge dos livros e desabrocha em bordados

Da Redação - Stéfanie Medeiros
Foto: Reprodução
Poesia de Ivens Cuiabano Scaff foge dos livros e desabrocha em bordados para Copa;   Entenda
“Qual engraxate lustrou o casaco da bocaiúva?”, são as palavras de Ivens Cuiabano Scaff que, além do livro, ganham um novo suporto. Em linhas azuis delicadas, lemos essa frase e, ao ver a paisagem bordada acima dos dizeres, sorrimos. Os pássaros sãos os engraxates. Ivens o poeta e as bordadeiras as novas artistas que elevam a poética de Cuiabano à outro nível.

Leia mais: Com posse marcada para esta terça, novo imortal da AML é "Cuiabano" de corpo, alma e nome
Tv Conceito: Assista o discurso de posse de Ivens Cuiabano Scaff na íntegra

Isto porque a poesia de Ivens Cuiabano Scaff ganhou asas e saiu do papel. Foi pousar, com toda a sua delicadeza, riqueza e a simplicidade nas mãos das 40 bordadeiras do grupo “Bordadeiras da Chapada”, de Chapada dos Guimarães e, agora, em forma de bordado, ganha a tradução em textura e cor.

Juntas, todas elas estão cumprindo o compromisso de se inspirar e bordar a poesia de Ivens em suas peças. Com isso, panos de copa, almofadas, guardanapos, aventais, se entrelaçam com “as mãos macias de Maria”, cajueiros, corações de pequi e bocaiúvas, construindo uma narrativa tão especial quanto às peças produzidas.



A cada ponto no tecido, as Bordadeiras da Chapada vão revelando a poesia do mestre que, assim como a arte de bordar, preza a singeleza. Ivens recebeu com surpresa a notícia que sua poesia tinha virado bordado. “Fiquei surpreso e agradecido. Isso amplia o trabalho da gente”, diz com a voz doce de quem carrega o verso até na fala.

Nessa sexta-feira (04), Ivens irá ao encontro das bordadeiras para ver de perto as novas dimensões que suas palavras ganharam. Em Chapada dos Guimarães, na sala do grupo, o poeta vai conhecer um pouco da história e do talento dessas mulheres que encantam com seus trabalhos.

Na sua cerimônia de posse na Academia Mato-Grossense de Letras (AML), Ivens foi presenteado com um dos bordados. “Já vi alguns trabalhos, mas chegou a vez de conhecer as bordadeiras. Vou lá bater um papo. Falar um pouco da minha poesia. Ouvir. Trocar ideias. Vai ser muito bom”.



O encontro vai ser às 15 horas, na Sala da Memória, rua Quinco Caldas, 192, no centro de Chapada dos Guimarães. Como lá o espaço é aberto, quem quiser aproveitar um pouquinho dessa prosa, é só chegar.

Sobre as Bordadeiras
O grupo Bordadeiras da Chapada existe desde 2010. Foi criado depois que o grupo mineiro Matizes Dumond (também de bordados), já tradicional e que desenvolve trabalho de capacitação em diversas localidades, fez uma oficina na cidade.

No início eram 15 pessoas, hoje são 40, que produzem não só bordado, mas também laços de amizade e muita troca de experiência.

“É, acima de tudo, um trabalho social. Fazemos várias dinâmicas, contamos a história do bordado, trocamos experiência”, explica a coordenadora Yolanda Figueiredo do Santos.

A ideia de bordar a poesia de Ivens Scaff partiu de outra coordenadora. Louriza Soares Boabaid é uma das idealizadoras do grupo e fez a proposta. “Sou encantada pela a poesia dele. É sempre bom falarmos do que é nosso. Da nossa terra”, explica. Tem como não concordar?

Serviço

Encontro de Ivens Cuiabano Scaff com Bordadeiras da Chapada
Data: sexta-feira (04)
Horário: 15 horas
Local: rua Quinco Caldas, 192, no centro de Chapada dos Guimarães.
Aberto para o público.

http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Poesia_de_Ivens_Cuiabano_Scaff_foge_dos_livros_e_desabrocha_em_bordados_para_Copa_Entenda&edt=13&id=4398

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...