sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Boa evolução de criança com deficiência vale prêmio a escola

O caso da estudante S., matriculada no maternal da escola municipal de Educação Infantil Irmã Consolata, de Erechim (RS), valeu para a instituição o terceiro lugar no Prêmio Experiências Inclusivas – A Escola Aprendendo com as Diferenças, categoria escolas. Matriculada em 2012 com diagnóstico de paralisia cerebral, a garota, nascida em 2009, apresentou melhoras em todos os sentidos, a partir da interação com os colegas.
Prematura e filha de pais dependentes químicos, S. foi adotada por uma nova família quando tinha um ano e um mês. Ao ingressar na escola, apresentava uma série de dificuldades: não firmava a cabeça, estava com a fase oral bem acentuada, temia a aproximação das pessoas e os movimentos bruscos a assustavam muito. A criança também não se comunicava e quase não se locomovia.
A professora Andrea Paula Ceron aponta a socialização da menina como o principal avanço. "A partir desta melhora, conquistamos a confiança, o carinho; houve evolução na linguagem oral, na postura em pé, na atenção e concentração, hábitos de higiene e autonomia", ressalta Andrea.
A professora salienta que a melhora da estudante foi resultado de um trabalho de professores, da equipe de apoio ao processo de aprendizagem, dos professores do atendimento educacional especializado, direção, funcionários e comunidade de pais.
A filosofia da unidade é "educar com liberdade para brincar, imaginar, sonhar e viver, valorizando e respeitando as diferenças", explica a professora Andrea Ceron. De acordo com ela, a escola vem cumprindo a missão de ampliar e aperfeiçoar cada vez mais essa prática. "A criança desenvolve as suas habilidades e competências vivenciando-as na alegria, na magia, no encontro da infância", pontua a docente.
A escola municipal de Educação Infantil Irmã Consolata tem por objetivo fazer com que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em várias áreas, tendo ao mesmo tempo um crescimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor. A escola respeita e valoriza as habilidades, competências, faixa etária e as diferenças dos alunos.
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