quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Escolas que aderiram à greve em MT encerrarão aulas em fevereiro de 2014

G1 MT
As escolas da rede estadual de ensino que aderiram à greve, que durou mais de dois meses no estado, terão um calendário escolar para o ano letivo de 2014 diferenciado das demais unidades que permaneceram com as atividades. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as aulas deste ano só vão encerrar em 24 de fevereiro do próximo ano, quando deverá finalizar a reposição. No entanto, o novo ano letivo inicia em  17 de março.
A secretaria informou que encaminhou orientação às escolas e assessorias informando que haverá recesso de final de ano, entre os dias 21 de dezembro de 2013 até 6 de janeiro de 2014. A reposição deverá retornar em 7 de janeiro e prosseguir até 24 de fevereiro para aquelas que participaram de todo o período de greve.
O órgão ressalta que o calendário foi definido com auxílio de 130 assessores pedagógicos durante encontro esta semana na capital. As escolas que não aderiram à paralisação darão início às aulas no dia 3 de fevereiro de 2014. Contudo, apesar de dois calendários o encerramento dos 200 dias letivos, segundo a Seduc, estará ajustado e previsto para o dia 22 de dezembro.
“As escolas que iniciarem as aulas no dia 17 de março terão aulas aos sábados para poderem encerrar o ano letivo em 22 de dezembro”, explicou a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Janaina Monteiro.
Sem aulas na Copa
O órgão também alterou o calendário por conta da Copa do Mundo, em Cuiabá.  “Normalmente as férias de meio de ano ocorrem nas duas últimas semanas de julho. Mas ano que vem o recesso será de 27 de junho a 11 de julho”, explicou a assessora pedagógica do município de Nova Mutum, Alice Faccio. Em relação à semana pedagógica, o calendário prevê que as unidades de ensino que não aderiram à paralisação farão a atividade preparatória do ano letivo, entre os dias 27 a 31 de janeiro.
Paralisação
A greve dos trabalhadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso durou 67 dias no estado, sendo suspensa em 17 de outubro.  Os profissionais pediam que o poder de compra da categoria fosse dobrado em sete anos, pagamento da hora-atividade dos professores contratados de forma temporária, melhorias nas escolas e repasse de 35% do orçamento do estado para o setor da educação.
O estado propôs aumento de 100% do salário em 10 anos, com início em maio do próximo ano, e pagamento da hora-atividade em três anos. O Sintep recusou, alegando que queria o reajuste ainda em 2013 e a hora-atividade em parcela única. Após três recusas consecutivas da mesma proposta, o governo mudou o discurso e resolveu ceder: pelo novo acordo, o aumento deve começar a ser pago em março de 2014. A hora-atividade, no entanto, vai ser paga em três vezes, mas com percentuais diferentes dos que foram apresentados anteriormente.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/11/escolas-que-aderiram-greve-em-mt-encerrara-aulas-em-fevereiro-de-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...